O Citroën C3 Aircross está bem perto de estrear no Brasil. A previsão é de que o lançamento aconteça em meados de novembro. Seja como for, o SUV já foi lançado na Índia, onde chegou ao mercado em 5 configurações diferentes. Com opções de cinco e sete assentos, o modelo parte de 999.000 rúpias na versão de entrada You 5S. Ou seja, algo em torno de R$ 62.000 na conversão direta e sem impostos. Portanto, valor próximo ao do C3 1.0 flex de entrada nacional, que custa R$ 69.990.
Logo em seguida no portfólio, vem a variante Plus 5S. Esta tem preço tabelado de 1.134.000 rúpias, cerca de R$ 70.000. A primeira versão com 7 lugares é a Plus 5S, tabelada em 1.169.000 rúpias (R$ 72,6 mil). Nas configurações mais caras, há a Max 5S que sai por 1.199.000 rúpias (R$ 74,4 mil). Por fim, a topo de linha é a Max 7S, segunda opção de 7 assentos, que custa 1.234.00 rúpias. Assim, aproximadamente R$ 77.000.
Cabe lembrar que, no Brasil, o portfólio ainda é sigiloso. Dessa forma, os preços não foram revelados pela marca. Entretanto, acredita-se que o C3 Aircross terá preços próximos aos do primo Jeep Renegade (também da Stellantis). Ou seja, algo não tão distante da faixa que vai de R$ 125.990 (versão de entrada, com motor 1.3 turboflex) a R$ 179.390 (Trailhalk, com tração 4×4). Há quem diga que o Citroën tenha valores até mais baixos, para pegar a faixa do Fiat Pulse, que parte de R$ 100 mil.
Recursos do Citroën C3 Aircross
No mercado indiano, o modelo derivado do projeto C-Cubed oferece quatro cores de carroceria, bem como seis opções bicolores. Por dentro, há também duas opções de acabamento no painel. Em termos de equipamentos, as versões mais básicas contam com assistente de partida em rampas, sensores de estacionamento traseiro, controle eletrônico de estabilidade, freios ABS e dois airbags.
Em seguida, as configurações topo de linha já são mais equipadas. Dessa forma, ofertam uma central multimídia de 10,2″ com conexão para Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Recurso, aliás, que chegará no modelo brasileiro. Além disso, a lista também inclui itens como câmera de ré, painel de instrumentos digital de 7″, carregador sem fio para smartphones, bancos ventilados e teto-solar. Importante mencionar que para as opções de 7 lugares, a Citroën incluiu saídas de ar-condicionado no teto. Ao todo, são 6 airbags.
Seja como for, o principal chamariz do SUV feito na plataforma CMP é a distribuição de espaço interno. Com 4,32 metros de comprimento (um pouco maior que o Hyundai Creta) tem espaço entre-eixos de 2,67 m e, por fim, porta-malas de 489 litros – sem a terceira fila de bancos. A altura é de 1,80 m.
E o motor?
Sob o capô, o Citroën C3 Aircross indiano será equipado com motor 1.2 turbo a gasolina de 110 cv de potência e 19,3 mkgf de torque. De acordo com a marca, por enquanto, câmbio será apenas o manual de 6 marchas. Ou seja, solução diferente comparada com o mercado brasileiro. Afinal, o C3 Aircross vai ganhar um câmbio CVT de sete marchas.
O componente terá opção de trocas sequenciais e é o mesmo já usado por modelos da Fiat. Assim, trata-se da primeira vez que a Citroën (também pertencente à Stellantis) usará essa transmissão. No Brasil, o modelo que sairá das linhas de Porto Real ainda mantém as opções de propulsores em segredo. Aposta-se no 1.6 EC5 flexível de até 120 cv e no 1.0 turboflex T200 (dos Fiat Pulse e Fastback) de até 130 cv.
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