Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

09/04/2024 - 5 minutos de leitura.

Novo Citroën C3 estreia na Europa com soluções que podem vir ao Brasil

Quarta geração do C3 é lançada em versões a combustão e híbrida leve; hatch traz nova identidade visual da marca

Citroën C3 chega à quarta geração no mercado europeu em versão a combustão e híbrida leve Crédito: Citroën/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Um dos compactos mais vendidos do mercado europeu, o Citroën C3 chega à quarta geração por lá com boas novidades – e algumas delas podem até vir ao Brasil. Seis meses depois da estreia de sucesso da versão elétrica ë-C3, que teve 10 mil reservas no período de pré-venda, o modelo chega às lojas nas versões a combustão e híbrida leve. Os preços partem de 14.990 euros – ou aproximadamente R$ 81 mil.


Leia Mais


O visual é o mesmo do elétrico, com a nova identidade da marca, mais interessante que o modelo brasileiro, por exemplo. As linhas são bem diferentes, com o logotipo renovado da marca em destaque na grade dianteira, faróis com luzes diurnas em forma de “C”, faróis de neblina em formato circular e laterais lisas, sem os Airbumps que existem na versão vendida no Brasil. Colunas e maçanetas são pintadas de preto e as lanternas agora são interligadas por uma faixa escura. Em relação ao tamanho, a nova geração é um pouquinho maior, com 4,01 metros de comprimento, contra os 3,98 m do hatch vendido aqui.

Citroën/Divulgação
Continua depois do anúncio

Motorizações do novo C3

A versão de entrada do C3 traz o 1.2 de três cilindros a gasolina que entrega 102 cv. O câmbio é manual de seis marchas e a tração, dianteira. Já a opção Hybrid 100 utiliza o mesmo propulsor aliado a um pequeno motor elétrico de 28 cv e uma bateria de 48 volts (a potência combinada não foi divulgada. Nesse caso, o câmbio é automático de seis marchas. Esse conjunto também é usado no Jeep Avenger, por exemplo.

De acordo com a Citroën, a configuração híbrida leve pode rodar 50% do tempo em percursos urbanos apenas no modo elétrico. Bem diferente de outros híbridos leves do mercado, nos quais o motor elétrico funciona apenas como gerador e não traciona o carro. Assim, consegue reduzir emissões e o consumo de combustível em quase 10% se comparado ao modelo a combustão.

No Brasil, o próximo C3 deverá ter uma opção híbrida leve no catálogo, mas não nesse padrão europeu. Ou seja, será um sistema mais simples, mas aliado a um motor flex. O visual também deverá ser bastante inspirado na quarta geração do hatch, com algumas adaptações para os gostos e bolsos brasileiros – afinal o C3 precisa manter seu custo-benefício para ser competitivo por aqui, onde é um dos carros mais baratos do País.


Citroën/Divulgação

Interior e equipamentos

O painel é bem minimalista. A versão de topo Max tem uma central multimídia com tela de 10,25”, enquanto a de entrada You traz apenas um suporte para smartphone para que o proprietário ouça as músicas ou use o GPS do próprio celular. Mas há itens interessantes na lista de equipamentos para um carro dessa categoria, como ar-condicionado digital e carregador por indução.

Na falta de um quadro de instrumentos tradicional há o novo head up display da Citroën, disponível nas duas configurações. Além disso, há diversos compartimentos para armazenamento na cabine e o porta-malas ganhou 10 litros na capacidade, chegando ao total de 310 l.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

Citroën C3 Aircross estreia como SUV turbo mais barato do Brasil

Notícias relacionadas

Notícias

Novo VW Golf GTI estreia na Europa com preço de Jetta GLI

Lançamentos

Porsche Cayenne GTS chega ao Brasil e tem pré-venda; veja o preço

Mercado

Ram Classic baixa de preço e custa o mesmo que picapes médias

Lançamentos

VW T-Cross 2025 estreia no Brasil com novo visual; veja os preços

OFERTAS 0KM
De R$ 119.990,00 por R$ 113.990,00 OU o Taxa 0,79%, com 40% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai Creta Action 1.6

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

De R$ 95.590,00 por R$ 88.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20S Comfort Plus MT

De R$ 114.990,00 por R$ 106.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20S Comfort Plus 1.0 TGDI

HB20 COMFORT PLUS 1.0 MT por R$75.990,00 com usado na troca

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 MT

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0%

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

VER TODAS AS OFERTAS