Você está lendo...
Citroën Basalt chega ainda em 2024 para completar a família C3
Notícias

Citroën Basalt chega ainda em 2024 para completar a família C3

Novo SUV cupê da marca francesa, Basalt será feito na mesma plataforma que os demais modelos da linha e deverá ter motor turbo de até 130 cv

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

27 de mar, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Citroën Basalt Vision
Citroën Basalt Vision dará origem ao SUV cupê da marca, que estreia ainda em 2024
Crédito:Citroën/Divulgação

Conforme o prometido, a Citroën revelou as primeiras imagens de seu SUV cupê, que chega ao mercado ainda neste ano. Por ora, o Basalt Vision ainda está na fase de conceito, mas já mostra as formas de como o futuro modelo de fato será.



Este é o terceiro veículo do projeto C-Cubed, anunciado em 2021, que marcou a transformação da Citroën no Brasil. Além do carro mostrado nesta quarta-feira, fazem parte do projeto o hatch C3 e C3 Aircross, que chegaram com a missão de popularizar a marca francesa. 

De acordo com a montadora, o Basalt reúne a fluidez das linhas características de um cupê à robustez de um SUV. Seu nome tem origem na rocha vulcânica basalto para evocar “robustez e serenidade”. O veículo fará parte do portfólio da empresa para a América do Sul, além de ser lançado também na Índia. A data oficial de estreia, entretanto, ainda é um mistério – só sabemos que será em algum momento de 2024, provavelmente no segundo semestre.

Publicidade


Citroën Basalt Vision
Citroën/Divulgação

O que sabemos sobre o novo Citroën Basalt

Em termos de design, o Basalt terá capô mais alto, distância elevada em relação ao solo, dianteira vertical, para-lamas alargados e molduras das caixas de roda com formas geométricas. A dianteira será bem parecida com o restante da família C3 e haverá peças em comuns com os demais carros, como as portas, por exemplo.

O grande destaque fica na traseira, com caída de teto estilo cupê e linhas mais fluidas e aerodinâmicas. Assim, porta-malas e lanternas terão desenhos exclusivos. Nas dimensões, a expectativa é de que o novato tenha o mesmo entre-eixos do Aircross, com 2,67 metros.


Citroën Basalt Vision
Citroën/Divulgação

Também deve compartilhar com o SUV o conjunto mecânico, formado pelo motor 1.0 turboflex que entrega 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol, além de 20,4 mkgf com os dois combustíveis. Esse propulsor está presente em vários carros do grupo Stellantins, como no Fiat Pulse ou no 208. O câmbio é CVT que simula sete marchas.

Sua produção será na fábrica de Porto Real (RJ), assim como os outros “irmãos”, já que vai compartilhar com a dupla a plataforma CMP (Common Modular Platform).


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Citroën C3 Aircross estreia como SUV turbo mais barato do Brasil
Deixe sua opinião