O novo Hyundai Creta estreou nesta terça-feira (16 de janeiro) na Índia. O modelo passou por uma reformulação completa no desenho, mas também recebeu atualizações em termos de tecnologia e segurança. Seja como for, antecipa o visual do SUV que deve chegar ao Brasil até 2025. Por aqui, o Creta sempre deu o que falar em relação ao design diferentão. No entanto, parece que o novo design deu conta de questões polêmicas, como as lanternas traseiras e a dianteira.
Inspirado no modelo grande Palisade, a frente ganhou um visual mais parrudo e quadrado, por exemplo. Além disso, a grade está bem mais retilínea e termina nas extremidades com as luzes diurnas de LEDs em formato de L, com novos elementos internos. Elas, aliás, se conectam na parte dianteira do SUV. Logo abaixo, estão os dois faróis de LEDs presentes no para-choques. Por fim, abaixo da nova grade, há também uma enorme saída de ar.
A polêmica parte traseira do antigo modelo ficou para trás e ganhou um formato mais simples e quadrado, com menos elementos. As antigas lanternas bipartidas dão lugar a um conjunto mais simples, interligadas por uma barra iluminada, que atravessa toda a tampa da mala do SUV. Além disso, contam também com um para-choques mais robusto.
Creta ganha mais tecnologia
Mas não é só no exterior que o Creta mudou. De acordo com as imagens reveladas pela Hyundai, o SUV traz um interior completamente renovado. No painel, por exemplo, uma única moldura abriga quadro de instrumentos (agora 100% digital) e uma central multimídia de 10,25 polegadas. O acabamento, por sua vez, também muda bastante e está mais refinado.
No mercado indiano, o Hyundai Creta terá sete versões, são elas: E, EX, S, S (+ opcional), SX, SX Tech e SX (+ opcional). Seja como for, o modelo também conta com teto-solar panorâmico e, dependendo da configuração, bancos dianteiros ventilados, entre outros recursos a mais.
Quando o assunto é segurança, a Hyundai decidiu acrescentar novos recursos no Creta indiano. Dessa forma, adiciona, por exemplo, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com função Stop&Go e conjunto SmartSense. Este traz câmeras 360°, alerta de ponto cego, entre outas funções já presentes no modelo brasileiro.
Motor não muda
Por fim, na mecânica, o Hyundai Creta 2025 indiano não terá alterações. Portanto, o modelo continua equipado com quatro opções de câmbio e três de motor. Todas, no entanto, com 1.5 litro, sendo duas a gasolina (um aspirado e um turbo) e uma a diesel. Dessa forma, o SUV tem opções de 117 cv até 162 cv de potência. No entanto, espera-se também uma configuração elétrica com autonomia próxima de 400 km. Mas a previsão de lançamento ainda é um mistério.
Para o mercado brasileiro, as opções de motor devem continuar as mesmas. Atualmente, o Hyundai Creta conta com o 1.0 turboflex de 120 cv e 17,5 mkgf de torque, bem como o 2.0 aspirado de até 167 cv. No entanto, espera-se que a marca acrescente um propulsor turbo com maior desempenho no catálogo do SUV.
O Jornal do Carro também está no Instagram!