A Ford vai revelar no dia 1º de março a nova geração do SUV de 7 lugares Everest. A estreia será na Ásia, porém, o utilitário feito sobre a nova Ranger é global e interessa aos mercados da América do Sul, sobretudo ao Brasil. Aqui, o Ford Everest será boa opção a partir de 2023 para disputar vendas com Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport, para citar os SUVs derivados de picapes médias. Mas há outros concorrentes com 7 lugares, como o Jeep Commander.
Um facilitador para a vinda do novo Ford Everest é a produção local da nova geração da picape Ranger, que será feita a partir de 2023 na fábrica de General Pacheco, na Argentina – de onde virá importada ao Brasil. Chamado na Índia como Endeavour, o Everest pode, então, ganhar produção no país vizinho e desembarcar por aqui também no ano que vem.
Detalhes extras
Os detalhes do SUV de 7 assentos ainda são desconhecidos. Entretanto, durante evento online, Max Wolff, diretor de design do Everest, enfatizou a robustez do novato (veja vídeo abaixo). Nesse sentido, conforme o Jornal do Carro antecipou, a nova Ranger terá sistema shift-on-the-fly que permite trocas entre os modos 4×2 e 4×4 por meio de botão.
Ou seja, o SUV deve seguir os mesmos passos da picape e oferecer tração integral permanente. Por fora, o modelo tem a mesma dianteira da nova Ranger. Destaque para os faróis em formato “C” que se conectam à barra cromada que corta a grade. Iluminação Full LEDs está no pacote. Por fim, o SUV terá teto solar panorâmico e lanternas traseiras de LEDs.
Cabine ao estilo Ranger
Já no interior, “criamos um ‘santuário’ com apontamentos premium, onde os clientes podem se sentir relaxados, independentemente do que se passasse lá fora”, descreve Wolff. A promessa é, portanto, agregar sistemas avançados de assistência ao condutor. Espera-se o mesmo cockpit das versões topo de gama da picape, assim como fartura de comandos digitais e materiais de acabamento de primeira linha.
A motorização do Everest também segue sob sigilo, mas três opções estão em pauta. A primeira é o 2.0 EcoBlue movido a diesel, de 213 cv. Já o 2.3 EcoBoost (a gasolina) pode ficar disponível em alguns mercados. O 3.0 TDI V6 a diesel, feito pela Volkswagen, também não está descartado. Afinal, Amarok e Ranger usarão o mesmo chassi no modelo 2023.