Reestilizado na Índia em janeiro, o Hyundai Creta está cada vez mais próximo de estrear o visual renovado também aqui no Brasil. É o que mostram os flagras publicados no perfil @placaverde, no Instagram (veja abaixo). O SUV foi filmado rodando pela Rodovia dos Imigrantes, que dá acesso ao litoral paulista, além de ter sido fotografado em um posto de combustíveis.
Aliás, não é a primeira vez que o modelo de cara nova aparece por aqui. O carro já havia sido fotografado em testes no interior de São Paulo no mês passado. Como o novo Creta continuará sendo fabricado em Piracicaba (SP), flagras pela região têm se tornado comuns. A expectativa é de que o SUV estreie no Brasil ainda neste ano.
OFERTAS 0KM
Confira as ofertas exclusivas do Creta para leitores do Jornal do Carro
O que muda no novo Creta
Como se trata de um facelift de meia vida, o Creta não terá mudanças drásticas. Laterais, teto, porte e diversos detalhes seguem iguais. As diferenças mais drásticas estarão na dianteira e na traseira, com novo conjunto óptico. Essa medida deve sanar boa parte das críticas ao visual polêmico do modelo atual.
Na frente, o modelo agora seguirá a cartilha de outros exemplares da marca, com grade e elementos mais quadradões. Faróis posicionados abaixo de luzes de LEDs permanecem, mas com proposta mais clean. O SUV, a princípio, tem para-choque redesenhado e novos projetores dos faróis.
As lanternas vão receber cortes retos que atravessam toda a tampa do porta-malas. Haverá ainda iluminação por LEDs e elementos em formato de H, como na dianteira. Setas dinâmicas também fazem parte do conjunto e devem equipar as versões mais caras. Por fim, as rodas terão novo desenho.
Interior e mecânica
Ainda não é possível saber se o modelo brasileiro seguirá a configuração indiana na cabine. Contudo, por lá o Creta recebe painel de instrumentos digital integrado à central multimídia (ambos com 10,25” cada), além de equipamentos como monitor de ponto cego, controle de estabilidade, teto solar panorâmico e ventilação para os bancos dianteiros, por exemplo.
Em termos de mecânica, é certo que o motor 1.0 turbo de 120 cv continuará em linha. Já o 2.0 aspirado de 167 cv ainda tem futuro incerto. Na Índia, o SUV traz um 1.5 turbo de 160 cv, que poderia ser uma opção para as versões de topo por aqui. Como a esportiva N-Line, que chegou às lojas indianas há pouco mais de uma semana com esse conjunto. Mas o motor mais cotado para substituir o 2.0 será o 1.6 turbo do Tucson.
Além disso, o Creta terá também uma configuração elétrica, que deve estrear ainda em 2024. O modelo foi flagrado em testes na Coreia do Sul, país sede da Hyundai. O design será o mesmo do Creta indiano e há grandes chances de o modelo ser lançado no Brasil em 2026 para concorrer com o BYD Yuan Plus.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!