Por volta de dois meses, a Hyundai liberou o velho Creta Action nas vendas diretas para o público PCD. Desde então, era muito esperado que a nova geração do SUV, que estrou no Brasil em outubro, entrasse para a categoria. Agora, desde o dia 29 de outubro, a montadora sul-coreana liberou o novo Creta compacto com isenção de IPI para o público.
Entre as versões disponíveis para a modalidade, estão a Comfort e a Limited. Ou seja, as versões Platinum e Ultimate ficam de fora, inclusive, pelo preço, que ultrapassa o teto de R$140 mil, alterado em julho deste ano.
Para saber mais sobre a entrega, o Jornal do Carro apurou sobre a disponibilidade e prazos do novo Creta para PCD nas lojas da Hyundai. Em São Paulo, na filial Consolação, e em Belo Horizonte, no bairro Nova Suíça, o prazo foi de 60 a 90 dias. Já nas lojas do Rio de Janeiro e Brasília, a entrega do veículo pode ser de até 180 dias.
Descontos de até R$ 8 mil
De acordo com a tabela de preços da Hyundai, o Creta na versão Comfort TGDI tem um desconto de R$ 7.442. Ou seja, de R$ 113 mil, o modelo sai por R$ 106.438. Já na versão Limited TGDI, o desconto é ainda maior, chegando nos R$ 8.325. Dessa forma, a versão sai de R$ 127 mil por R$ 118.965.
Vale dizer que o Creta Action também está disponível e possui um preço mais em conta. Contudo, com o aumento recente dos preços, já teve alteração no valor. Sendo assim, o SUV que saia por R$ 88.368 com a isenção para PCD, agora já está por volta de R$ 90.891. O preço cheio do mercado é de R$ 100.990. Confira:
- Action 1.6: De R$100.990,00 por R$90.891,00
- Comfort TGDI: De R$113.790,00 por R$106.348,13
- Limited TGDI: De R$127.290,00 por R$118.965,23
Fim do IPI e IPVA para PCD?
Em julho, foi sancionada a lei Nº 14.183, que, entre outras medidas, eleva de R$ 70 mil para R$ 140 mil o teto para isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os carros PCD. Além do aumento do teto para o benefício, a nova lei diminui de quatro para três anos o prazo para a troca do veículo adquirido com as descontos.
Entretanto, a lei corre risco de chegar ao fim. Em tese, o benefício acaba no dia 31 de dezembro de 2021. Porém, para contornar, há uma outra proposta para postergar a validade da isenção de IPI até 2026. Mas, até o momento, ainda não tem nada certo.
Além do IPI, a isenção de cobrança do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) também está em risco. Até dezembro de 2020, os carros para PCD tinham isenção da cobrança. Contudo, logo no início de 2021, a Lei Estadual 17.293/20 passou a restringir o benefício apenas aos portadores de deficiências graves.
Logo depois, uma liminar na justiça proibiu a cobrança para o público. No entanto, ela tem validade até o fim deste ano. Por isso, a Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo anunciou que esses veículos passarão a pagar o imposto a partir de 2022.
Com o fim da validade da liminar, cerca de 80% dos donos de carros PCD terão que pagar o IPVA no próximo ano. Nesse sentido, mesmo que a decisão judicial tenha extensão por mais tempo, os donos de veículos mais novos deverão contribuir com o imposto. Inclusive, para os carros que tiverem adaptações. Confira mais informações aqui.