Após estrear em julho na Coreia do Sul, sua terra natal, o novo Hyundai Santa Fe teve a versão global detalhada pela montadora. Em sua quinta geração desde 2000, o SUV de 7 lugares muda completamente e rompe um padrão visual com um inédito estilo mais quadradão que lembra o luxuoso Range Rover. Ao mesmo tempo, o novo Santa Fe inova a categoria com soluções modernas, como os novos faróis e lanternas de LEDs que formam com as luzes a letra “H”.
Com vendas previstas para começar este mês na Coreia, e no resto do mundo em 2024, o modelo tem um entre-eixos maior, se comparado à antiga geração, por exemplo. Agora medindo 2,81 metros, ante os 2,76 metros da versão antiga, o modelo também mede 4,80 metros de comprimento, e 1,72 metro de altura. Se equipado com rack de teto, no entanto, a altura passa a ser de 1,78 metro. Com opções de rodas aro 18, 20 ou 21 polegadas, o peso total pode ir de 2.060 kg a 2.295 kg, dependendo da versão.
Por dentro, a marca garante haver espaço de sobra. O modelo cresceu também em conforto para os passageiros, onde o espaço para as pernas para quem vai na segunda fileira aumentou em 35 milímetros em relação ao Santa Fé anterior. Na terceira fileira, o aumento foi de 15 mm, e a altura também subiu, em 69 mm. Para quem deseja mais espaço, os bancos da segunda e terceira fileira são rebatíveis até o assoalho, permitindo um piso plano, por exemplo.
Hyundai Santa Fe também ficou maior por dentro
Para um público mais voltado ao conforto, opcionalmente, duas poltronas individuais podem ser colocadas no banco traseiro, com comandos eletrônicos para regulagem. Contudo, dependendo do número de assentos e da configuração presente no SUV coreano, o porta-malas pode medir de 725 a 1.275 litros.
Ainda na interna, o painel conta com um quadro de instrumentos digital, bem como uma central multimídia composto de duas telas de 12,3 polegadas, e para comandar o ar-condicionado há uma terceira, de 6,6 polegadas. O console central, de dois andares, permite aos passageiros carregar os celulares sem fios, por meio de carregadores por indução. A marca ainda afirma que há dois porta-luvas, onde o primeiro é equipado com desinfetante ultravioleta, capaz de esterilizar carteiras e celulares.
Modelo conta com versões aspirada, turbo e híbridas
Para mover o SUV grande da Hyundai, debaixo do capô está o motor 2.5 turbo GDI a gasolina, com 281 cv e 43 mkgf de torque. Nessa configuração, o câmbio é o automático DCT de oito velocidades e dupla embreagem. Contudo, na versão aspirada, o mesmo motor entrega 194 cv e 25 mkgf de torque, aliado a um câmbio automático comum, também de oito marchas. Na versão mais potente, o 0 a 100 km/h é de 8 segundos, e a máxima é de 210 km/h.
Além disso, haverão versões híbridas. Elas utilizam o motor 1.6 turbo a gasolina, sendo a primeira híbrida-plena, com 180 cv, e a segunda, plug-in, com 160 cv. Na última opção, a potência combinada é de 271 cv, e o câmbio é o automático de seis marchas. Por fim, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 9,5 segundos.
Conceito XRT é versão todo-terreno do Santa Fe
Junto da apresentação do modelo, que chegará à Europa, Asia e América do Norte no primeiro semestre do próximo ano, a Hyundai revelou o conceito XRT, que utiliza o Santa Fe como base. Dentre os destaques estão a maior altura do solo, os pneus lameiros BF Goodrich, ângulos de ataque e saída aprimorados, e até uma escada lateral. No entanto, a marca não tem planos para fazer do XRT uma versão de produção.
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