O Hyundai Santa Fe vai voltar ao Brasil no ano que vem. O SUV, no entanto, está bem diferente daquele modelo que fez sucesso por aqui nos anos 2000 e 2010. Agora com design poligonal e muito mais tecnologia, o utilitário de sete lugares já até deu caras no País, mas o lançamento ficou para o 1º semestre de 2025. Por outro lado, a marca coreana importou inicialmente a dupla Palisade e Ioniq 5 este ano.
O novo Santa Fe será facilmente reconhecido nas ruas. Isso porque sua estética é bem chamativa, quadrada e com faróis de LEDs no formato “H”, além de serem interligados por um friso iluminado. A traseira, decerto, é um dos pontos mais polêmicos do visual, pois tem traços bem retilíneos e as lanternas — também com o arranjo interno em “H” — estão na parte inferior da enorme tampa do porta-malas.
Em termos de dimensões, o SUV tem 4,83 metros de comprimento e 2,81 m de distância entre-eixos. É o porte de um VW Tiguan ou do Caoa Chery Tiggo 8, por exemplo. No caso da motorização, o novo Hyundai Santa Fe dispõe de várias opções no mercado, a começar pela 2.5 aspirada a gasolina de 194 cv e 25 kgfm de torque. Há ainda uma variação turbo deste motor com 281 cv e 43 kgfm. E, em ambos os casos, a transmissão é automática de oito marchas.
Hyundai Santa Fe + cinco
Só que o SUV também tem ofertas eletrificadas As duas variantes híbridas usam o motor a combustão 1.6 turbo. Só que na versão HEV, trabalha em conjunto com uma unidade elétrica de 65 cv adicionais para fornecer, no total, 215 cv e 37,4 kgfm. No caso da PHEV, o motor elétrico rende 91 cv extras e potência combinada extrapola os 250 cv. Nesta última, o Santa Fe consegue rodar 65 km sem gastar uma gota de combustível.
Se chama atenção por fora, o Hyundai Santa Fe também vai impressionar por dentro. Os materiais usados no interior são de bastante qualidade, misturam texturas e acabamentos. Destaque ainda para as duas telas curvadas e integradas de 12,3″ do painel de instrumentos digital e central multimídia. O Santa Fe ainda traz dois carregadores por indução para smartphones no console central.
Agora com o carros importados sob o controle da subsidiário brasileira, a marca coreana vai tirar o atraso e ter cinco novidades no Brasil em 2025. Bem como o Santa Fe, a linha da nova geração do Kona (com versões híbrida e elétrica), e possivelmente o retorno do sedã Elantra.
A produção da nova geração do Tucson na fábrica da Caoa em Anápolis (GO) e uma picape intermediária nos moldes da Santa Cruz devem fechar a lista de lançamentos da Hyundai em 2025.