Você está lendo...
Picape Hyundai Santa Cruz por enquanto fora dos planos no Brasil
Mercado

Picape Hyundai Santa Cruz por enquanto fora dos planos no Brasil

Com produção dedicada aos Estados Unidos, picape Santa Cruz continua distante do Brasil mesmo após Hyundai assumir importação de veículos

Diogo de Oliveira

11 de mar, 2024 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Hyundai Santa Cruz
Possível rival de Fiat Toro e Ford Maverick, Hyundai Santa Cruz continua distante de chegar ao Brasil
Crédito:Hyundai/Divulgação

Das cinco marcas que lideram as vendas no Brasil atualmente, a Hyundai é a única que não dispõe de uma picape em sua linha de veículos. Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Toyota disputam as vendas deste segmento que só cresce no País. Por isso, havia a expectativa de a montadora sul-coreana entrar na disputa após concluir o acordo com o grupo Caoa, e assumir a importação de veículos no mercado brasileiro. Mas a picape Santa Cruz não vem.

Na última semana, o Jornal do Carro detalhou aqui o pacotão de lançamentos da Hyundai com sua linha de importados. A marca confirmou o SUV Palisade, em sua versão de 8 lugares, bem como o elétrico Ioniq 5, seu carro mais moderno em produção no mundo. Além disso, a marca mostrou as novas gerações do SUV de 7 lugares Santa Fe e do crossover Kona, ambos ainda sem data para chegar, o que deve acontecer em 2025. Mas nada de Santa Cruz.

Hyundai Santa Cruz
Hyundai/Divulgação

Publicidade


Picape da Hyundai virá ao Brasil?

Esta é uma questão enigmática. Nas redes sociais, ou mesmo no Jornal do Carro, o público brasileiro costuma sinalizar interesse na Santa Cruz. Isso desde que o modelo estreou nos Estados Unidos, em 2021. Com produção na Coreia do Sul, a picape intermediária foi desenvolvida para a América do Norte, com foco no mercado norte-americano, onde as picapes lideram as vendas de veículos há décadas. Lá, surgiu como concorrente da Ford Maverick.

Hyundai Santa Cruz
Hyundai/Divulgação

Curiosamente, é no Brasil que este segmento surgiu em 2016, com o lançamento da Fiat Toro. Aqui, as picapes compactas é que dominam as vendas, e o segmento de intermediárias veio complementar a categoria, que não dispunha de opções entre as pequenas, como a Fiat Strada (atual líder de mercado), e as médias, como a Toyota Hilux. Por causa disso, faz todo sentido a Hyundai trazer para cá a Santa Cruz. O entrave parece ser a produção.


Hyundai Santa Cruz
Hyundai/Divulgação

No momento, todas as unidades da Santa Cruz são direcionadas aos EUA e demais mercados da região. Ou seja, não faz sentido da Hyundai lançar sua picape intermediária por aqui sem ter condições de disputar mercado com as rivais diretas. Esse é um problema que compromete a Ford Maverick desde a sua estreia no Brasil. Com alta demanda no mercado norte-americano, onde é um sucesso, a picape tem poucas unidades mensais disponíveis aqui.

Hyundai Santa Cruz
Hyundai/Divulgação

Caoa pode produzir a Santa Cruz em Goiás?

No anúncio feito em 6 de março, a Hyundai Motor Brasil confirmou que novos modelos da marca serão feitos na fábrica do grupo Caoa em Anápolis, Goiás. Isso evidentemente deixa no ar quais serão estes carros. No momento, a unidade produz o SUV Tucson ainda na geração anterior, além do veterano caminhão urbano HR. Assim, a solução mais óbvia é a produção local da nova geração do Tucson, que é o SUV de maior sucesso da “era Caoa”.

Por ser feita sobre a mesma base do Tucson, a Santa Cruz claramente é candidata a ganhar a linha de montagem goiana. Entretanto, por ora, não há uma sinalização da Hyundai sobre o modelo. Como se sabe, será necessário um grande investimento para produzir o novo Tucson. Afinal, o SUV trocou de plataforma e mudou radicalmente, ganhou novas chapas, interior e tecnologias. Dessa forma, tudo pode acontecer. Mas, até lá, nada de picape.



Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Honda CR-V: SUV chega à 6ª geração híbrido por R$ 352.900
Hyundai Creta Action  1.6
Oferta exclusiva

Hyundai Creta Action 1.6

Deixe sua opinião