O Grupo Caoa prepara uma nova ofensiva de modelos da Hyundai no Brasil. Assim, além de importar o Kona e o Ioniq da Coreia do Sul, a empresa vai produzir o novo Tucson no País. O SUV deve ser oferecido em versão híbrida plug-in. Conforme dados da marca, essa opção pode rodar até 62 km no modo 100% elétrico. A produção, na fábrica da Caoa em Anápolis (GO), deve começar em 2023. Algumas unidades do modelo estão rodando em testes de homologação no País.
A produção nacional do SUV faz parte de uma nova fase da parceria entre o grupo brasileiro e a marca sul-coreana. Portanto, várias mudanças fazem parte desse processo. Entre elas, está a possível unificação das operações da Caoa e da Hyundai Motors Brasil (HMB). Por ora, a HMB produz em Piracicaba (SP) as linhas HB20 (hatch e sedã) e Creta (SUV). Por sua vez, a Caoa fabrica em Anápolis os Hyundai Tucson e ix35, além de dois caminhões e de modelos de sua marca, Caoa Chery.
De acordo com a Hyundai, o novo Tucson tem motor 1.6 de quatro cilindros, com injeção direta de gasolina e turbo, além do elétrico. No total, o conjunto gera cerca de 265 cv de potência e 35,7 mkgf de torque. A tração é integral, por demanda, e o câmbio é automático de seis velocidades. Porém, não há alavanca no console, o que amplia o espaço na dianteira. Para acionar a transmissão e os modos de condução, há botões no console.
Recentemente, o novo Tucson recebeu três estrelas no teste de colisão do Latin NCAP, embora a versão avaliada tivesse seis air bags. Porém, o modelo que vai ser feito no País terá recursos de segurança avançados, como sistemas semiautônomos de condução, por exemplo.
SUV mais moderno
Flagrantes publicados pelo site Primeira Marcha mostram o SUV médio bastante camuflado. Porém, o visual é similar ao do modelo vendido nos Estados Unidos. Ou seja, há novos faróis de LEDs e grade dianteira renovada. Além disso, há alterações nos para-choques dianteiro e traseiro, bem como rodas redesenhadas. Na cabine, haverá mais equipamentos, como nova central multimídia, mais moderna e com navegação mais intuitiva.
Vale dizer que o SUV médio sempre se destacou nas vendas no Brasil. Tanto na segunda geração, chamada aqui de ix35, quanto na primeira, que ficou em linha até o fim de 2018. Mesmo o New Tucson tinha boa saída. Porém, em 2021 os emplacamentos do modelo desaceleraram no mercado brasileiro. Isso pode ser resultado do maior foco dado pelo grupo brasileiro aos carros da Caoa Chery.
Nova geração é mais potente
O novo Tucson mede 4,50 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,65 m de altura e 2,68 m
de distância entre os eixos. O porta-malas tem 616 litros de capacidade. Segundo dados da Hyundai, o SUV pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e chegar a 190 km/h. Sozinho, o motor elétrico gera 91 cv e 31 mkgf, de acordo com a fabricante.
Em termos de tecnologia, o SUV traz avanços importantes. É o caso das duas telas, uma que serve de painel de instrumentos e outra do kit multimídia, ambas com 10,25 polegadas. Há espelhamento de smartphones por meio de Android Auto e Apple CarPlay. Bem como direção com assistência elétrica, por exemplo. No Uruguai, onde é vendido na versão apenas a gasolina, o novo Tucson tem preço sugerido de cerca de R$ 270 mil. Portanto, no Brasil o modelo não deve custar menos de R$ 300 mil.
Sem previsão para a Santa Cruz
Outro modelo que está nos planos da Caoa é a picape Hyundai Santa Cruz. Sobretudo porque a procura por esse tipo de modelo não para de crescer. A expectativa era de que o lançamento no Brasil ocorresse ainda em 2022. Porém, até agora não há nada definido. Caso venha mesmo, o novo modelo vai disputar compradores com a mexicana Ford Maverick e a brasileira Chevrolet Montana.
Seja como for, há duas opções de motor a gasolina no mercado norte-americano. Ambas são de quatro cilindros. Porém, a versão aspirada, batizada de Smartstream 2.5 GDI, gera 192 cv e 24,8 mkgf. Por sua vez, na 2.5 TGDI turbo são 278 cv e 42,7 mkgf. O câmbio pode ser automático ou automatizado de dupla embreagem. Ambos de oito velocidades.