Recém-lançado no mercado indiano, o novo Hyundai Verna, também chamado de Accent na Coreia do Sul e em outros mercados, chega para barrar o avanço da concorrência no país. O modelo disputa o segmento de sedãs compactos com o Volkswagen Virtus, que também está disponível no país. Assim, o sedã aposta no visual futurista.
Com dimensões um pouco maiores, o novo Verna antecipa as linhas que estarão na próxima geração do Hyundai HB20S brasileiro. Além disso, com 4,55m de comprimento, 1,765m de largura, 1,475m de altura e 2,670m de entre-eixos, o sedã acompanha a tendência vista em outros concorrentes, como os novos Honda City sedã e Toyota Yaris sedã. Todos eles, assim como o VW Virtus, têm dimensões mais próximas de sedãs médios.
Considerado de “patamar superior” em comparação ao HB20S, o Verna tem boas soluções de espaço, como um entre-eixos maior que o encontrado no VW Virtus, por exemplo. Além disso, o destaque fica para o porta-malas, que mede 528 litros, também maior que o rival.
Design é ponto forte do sedã
O ponto forte do sedã são suas linhas futuristas, que, acompanhadas pelos vincos em “Z” pela lateral, dão ar de modernidade ao carro. O cromado nas maçanetas, bem como na linha de cintura nos vidros, dá o tom de elegância que pode cativar o comprador. Na frente, uma enorme barra de LEDs acompanha toda a dianteira, e se conecta às luzes diurnas. Assim, forma um interessante conjunto, que acompanha a nova linha de design da marca.
Na traseira, o destaque fica por conta do layout tipo fastback, criado pelas largas colunas C, que conferem um desenho quase de cupê ao sedã. Além disso, há lanternas tipo bumerangue que cortam a tampa traseira e acompanham toda a região. Discretos filetes ocupam o lugar das luzes de ré.
Por dentro do Verna, destaque é a tecnologia
Telas digitais sob o painel dão impressão de um cluster integrado (Hyundai/Divulgação)
Por dentro, o sedã tem um cluster digital sob o painel, que integra o quadro de instrumentos e o multimídia. Mais abaixo, os controles do ar-condicionado misturam um visual que parece ser touchscreen com botões analógicos. Um detalhe interessante é que o modelo tem o mesmo quadro de instrumentos da atual linha HB20 nas versões topo de linha. O display parece uma tela de 10″, mas é fixo e tem apenas um pequeno visor central.
O volante de dois raios mescla dois tons de acabamento e tem botões que comandam funções no painel. Além disso, o Verna possui oito alto-falantes, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, além de controles de tração, de estabilidade e assistente de partida em rampas. O sedã também sai de fábrica com seis airbags de série.
Com opção de motores 1.5 MPi de 115 cv e 1.5 TGDi de 160 cv, o novo Verna/Accent tem opção de câmbio CVT e DCT, de sete marchas. Além disso, também tem transmissão manual de 6 velocidades nas configurações de entrada, com preço mais acessível.
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