Rafaela Borges, de Truckee, Estados Unidos

23/08/2018 - 6 minutos de leitura.

Novo Jeep Wrangler é destruidor das pedras no caminho

Novo Wrangler trará motor 2.0 turbo de 273 cv e virá na versão Rubicon com duas ou quatro portas; modelo chega ao País no primeiro trimestre de 2019

Versão Rubicon tem acabamento mais despojado Crédito: Foto: Jeep/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Quando o objetivo é escapar da loucura do dia a dia e buscar refúgios em lugares remotos, longe de cidades e até mesmo da internet, poucos carros têm a capacidade de transpor os obstáculos que estão entre o caos e a paz. Após o Land Rover Defender dizer adeus, o principal representante da categoria de jipes robustos com alta capacidade off-road é o Wrangler. A “razão de ser” desse SUV é vencer qualquer barreira que esteja à sua frente.

A nova geração do Wrangler vem aí. Embora tenha mantido seu estilo quadrado e histórico quase inabalado, é um carro bem diferente do anterior. Mudou de plataforma, recebeu mais tecnologia e teve sua capacidade off-road aprimorada.

A Jeep vai lançar o novo Wrangler no Brasil no primeiro trimestre de 2019. Antes, a nova geração do utilitário estará no Salão do Automóvel, em novembro.

Continua depois do anúncio

Por ora, está confirmada a versão Rubicon, com duas ou quarto portas. Ela trará o motor 2.0 turbo a gasolina, inédito na linha. Esse propulsor, que tem 273 cv, estreou no Cherokee (modelo que não é mais vendido no Brasil).

O preço ainda não foi definido. Porém, ficará acima dos R$ 210 mil máximos cobrados pela geração atual, que ainda tem unidades em estoque no Brasil.

Também estão em estudo as versões Sahara e a 2.2 turbodiesel. A outra opção de propulsor disponível nos EUA, 3.6 V6 a gasolina, não irá ao Brasil.


Mudanças visuais

Visualmente, a principal mudança está na grade frontal mais pronunciada. O capô ganhou vincos e ficou mais robusto. Os para-lamas têm espessura maior e ganharam elementos ópticos de LEDs.

O acabamento interno melhorou bastante e ganhou um quê de sofisticação. Há bancos de couro e  revestimento de plástico emborrachado. A central multimídia, com tela sensível ao toque, traz Android Auto e Apple Car Play.

Outra novidade está no teto de lona removível. Agora, ele tem acionamento elétrico e pode ser aberto em vários níveis, comodidade oferecida em algumas versões de quatro portas. Há opções que são conversíveis, com teto rígido que pode ser retirado manualmente.


O novo Wrangler também ganhou melhorias nos ângulos de ataque e transposição. Além disso, para ficar mais leve, traz várias partes de alumínio (inclusive as portas e tampa do capô). Com isso, perdeu 90 kg.

On e off-road

O novo 2.0 turbo dá boa capacidade de aceleração e retomada ao Wrangler, graças aos 40,8 mkgf de torque disponíveis a 3 mil rpm. O câmbio automático de oito marchas, suave e rápido, faz excelente trabalho.


Mas é no off-road que o Wrangler mostra o melhor de si. Levamos o carro ao extremo na trilha Rubicon, na Califórnia, uma das mais famosas dos EUA. Em trajeto com solo de pedras de diversos tamanhos, o carro não encontrou resistência.

Seus pneus altos são montados em rodas de 17 polegadas. Em alguns momentos, apenas duas ficaram em contato com o solo, e ainda assim o Wrangler conseguiu vencer o desafio.

São vários os recursos mecânicos e eletrônicos que auxiliam o Jeep. Ele é feito sob chassi e apresenta alta resistência aos impactos com as pedras encontradas pelo caminho.


A tração 4×4 é acionada por alavanca. Todo o trecho off-road foi percorrido em reduzida. O Wrangler tem ainda um diferencial autoblocante que o auxilia na missão de vencer obstáculos.

Em algumas situações pode-se travar a força em 25% para cada roda. Em outras, o motorista pode optar por jogar toda a tração para a traseira. Para isso, basta mover um botão na parte inferior do painel central para cima e para baixo.

Há ainda a possibilidade de desconectar o controle eletrônico da barra estabilizadora. Em condição normal, ele fica ligado, ajudando a evitar alta rolagem de carroceria em trechos on road. Porém, pode ser desativado para dar mais flexibilidade à carroceria em trilhas.


Ficha técnica

Motor – 2.0, 4 cilindros, 16V, turbo, gasolina
Potência– 273 cv a 5.250 rpm
Torque – 40,8 mkgf a 3.000 rpm
Câmbio– Automático, 8 marchas
Comprimento – 4,78 metros
Entre-eixos – 3 metros
Altura – 1,86 metros
Largura – 1,87 metro
Peso – 2.034 quilos

Notícias relacionadas

Avaliação

VW Tiguan Allspace R-Line é bom, mas podia ser melhor; veja o vídeo

Avaliação

Aceleramos: Jeep Commander Blackhawk é SUV esportivo para sete pessoas apressadas

Avaliação

Avaliação: Renault Duster 2024 ganha itens, mas consumo é ruim; veja o vídeo

Avaliação

Vídeo: veja tudo o que mudou no Chevrolet Spin 2025 de 7 lugares

OFERTAS 0KM
R$ 114.990

Caoa Chery Tiggo 5X Sport 24/25

R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

R$ 189.990,00 TAXA 0%

Caoa Chery Tiggo 8 MAX DRIVE

R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid

R$129.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

De R$ 149.990 por R$ 132.990,00

Hyundai Creta Limited Safety

VER TODAS AS OFERTAS