Conhecido no Brasil como Kwid E-Tech, o compacto elétrico da marca francesa é vendido como Dacia Spring na Europa. Pois agora, o modelo vai ganhar uma reestilização importante no velho continente. Dessa forma, além do visual mais moderno, terá mais tecnologia embarcada. De acordo com a imprensa internacional, o compacto tem previsão de lançamento na Europa para o segundo semestre deste ano. No entanto, não há confirmação se o novo visual chega ao Brasil.
Nesse facelift, o Kwid elétrico europeu traz um design bem parecido com a terceira geração do SUV Duster. Na dianteira, por exemplo, ganhou uma grade mais elevada na mesma altura dos faróis, com assinatura em LEDs. Estes, aliás, contam com o mesmo desenho em forma de “Y” presente no Duster. Além disso, o hatch compacto também traz novos para-choques.
Na traseira, as mudanças são mais sutis, mas deixam o hatch elétrico mais moderno. As lanternas de LEDs, por exemplo, ganharam um novo desenho e passam a ser conectadas por um aplique horizontal preto fosco. O nome “Dacia”, que é a subsidiária romena da Renault, está no centro. Por fim, a tampa do porta-malas foi remodelada.
Cabine também mudou
Mas não para por aí. A cabine do Dacia Spring também mudou bastante e ficou mais moderna. Para isso, herdou alguns recursos do Duster como, por exemplo, o quadro de instrumentos digital de 7” e o volante multifuncional. Além disso, nas versões mais caras, traz a central multimídia de 10”. No geral, o acabamento permanece o mesmo, com plástico no painel e bancos em tecido simples. Entretanto, há também novas saídas de ar-condicionado e a alavanca de câmbio em formato joystick.
Em termos de tamanho, o modelo ficou menor no comprimento. Desa forma, desceu de 3,73 metros para 3,70 m. O porta-malas, por sua vez, tem capacidade para 308 litros. Quando o assunto é segurança, o subcompacto oferta itens como frenagem de emergência, alerta de saída de faixa e reconhecimento de placas de velocidade, por exemplo.
Motor é o mesmo do Kwid E-Tech no Brasil
Seja como for, ao contrário do que se esperava, não houve alterações na motorização. Dessa forma, o Dacia Spring (ou Kwid E-Tech) permanece com duas opções. A primeira traz um propulsor elétrico de 45 cv, enquanto a segunda oferta 65 cv de potência – esta última disponível no hatch elétrico à venda no Brasil. O veículo, que tem proposta urbana, ainda conta com bateria de íons de lítio de 26,7 kWh. Assim, segundo o padrão europeu, consegue alcançar 250 km de autonomia. Por fim, em uma fonte de corrente alternada (AC), o modelo consegue recuperar de 0 a 100% da bateria em cerca de 11 horas. Já em corrente contínua (DC), a carga pode ir de 20% a 80% em 45 minutos, de acordo com a marca.
Como dissemos, o novo Dacia Spring tem previsão de lançamento no segundo semestre de 2024 na Europa. Seja como for, mesmo com as mudanças efetivas no design e adoção de tecnologias, deve permanecer como elétrico mais barato do continente. Entretanto, por ora, a fabricante não fala sobre preços.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!