Após três anos sem novidades no mercado americano, o SUV Nissan X-Trail foi finalmente renovado. Líder de vendas da marca no país, o modelo ganha novidades estéticas e também tecnológicas — que são bem-vindas —, já que o modelo já tem como destino certo o mercado brasileiro, a partir do próximo ano. Nos EUA, ele recebe outro nome: Rogue.
Dentre as novidades do redesenho, a dianteira ganhou barras horizontais mais volumosas, em que detalhes em branco seguem a mesma escola do sedã Versa. O para-choque ganha linhas mais destacadas, com visual mais parrudo, ligeiramente maior que outro rival da categoria: o Jeep Compass, por exemplo.
Nissan X-Trail adota o nome Rogue no mercado americano
Entretanto, demais itens externos do modelo permanecem inalterados em relação ao modelo antigo. Contudo, há opção de novas rodas, com 18 ou 19 polegadas, a depender da versão escolhida. Com design que combina as cores preta e branca, foge do visual cromado, algo pouco visto no carro.
Na interna do X-Trail estão as maiores mudanças, no entanto. Uma central multimídia com sistema operacional Google faz parte das novidades, porém apenas nas versões mais caras, por exemplo. O sistema permite acesso a aplicativos tais como Google Maps direto na tela, algo já visto em outras marcas de luxo.
A novidade vem de série nos modelos SL e Platinum do modelo, junto de uma tela flutuante de 12,3 polegadas. Nas versões mais baratas, o display de 8 polegadas fica mantido, entretanto, ainda há o recurso de pareamento com Android Auto e Apple CarPlay, assim como nas versões topo de linha, por exemplo.
Motor 1.5 Turbo terá auxílio de outros dois motores elétricos
Sob o capô, o SUV é movido por pelo mesmo motor VC-Turbo 1.5, com 201 cv e 31,1 mkgf de torque, acoplado a uma transmissão automática Xtronic CVT. Para o mercado nacional, no entanto, está destinada outra versão, possivelmente com o CVT aliado a outros dois motores elétricos, com 208 cv e 33,6 mkgf de torque.
O sistema com dois motores elétricos funciona assim como o e:HEV empregado pela Honda, em que o uso prioritário da força para mover o veículo vem dos motores elétricos. Assim, ganha-se em silêncio e também autonomia, uma vez que o 1.5 turbo trabalha mais como gerador de energia do que tracionando. A economia também é outro fator positivo, podendo ultrapassar os 20 km/l.
Por fim, o X-Trail chega ao mercado americano no início do próximo ano, e se não houver maiores intercorrências, pode chegar ao Brasil após isso. Recentemente, noticiamos uma unidade flagrada no País, rodando em testes, confira!
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