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Nissan X-Trail surge sem camuflagem em Belo Horizonte; veja o flagra
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Nissan X-Trail surge sem camuflagem em Belo Horizonte; veja o flagra

SUV híbrido médio da Nissan já é vendido na Argentina, e foi flagrado em testes no Brasil; entretanto, sua vinda ao País ainda é uma incógnita

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

09 de out, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Nissan X-Trail
Nissan X-Trail foi flagrado em Belo Horizonte em testes
Crédito:@nikolasalvarenga/Gessner Motors/Instagram

O Nissan X-Trail, também conhecido como Rogue, foi visto em testes em Belo Horizonte (MG), com praticamente nenhuma camuflagem. O flagra foi feito pelo seguidor do perfil Gessner Motors, @nikolasalvarenga. Na foto, pode-se ver o modelo com o logo da Nissan tampado, além da placa verde, que sugere um veículo de teste. O modelo médio também tem fabricação em países como China, Taiwan, EUA e Japão.

Produto mais conhecido do mercado americano, o X-Trail está em sua quarta geração, em produção desde 2021, conhecida como T33. Uma das virtudes do SUV médio é seu amplo espaço interno, bem como também o bagageiro, com bom espaço para malas.



Nissan X-Trail tem motor turbo e mais de 200 cv de potência

@nikolasalvarenga/Gessner Motors/Instagram

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Medindo 4,61 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,73 metro de altura e 2,70 metros de entre-eixos, o X-Trail tem um diferencial em sua linha. Assim, trata-se da versão híbrida e-Power, com motor 1.5 turbo, com 204 cv na versão de tração dianteira, ou 213 cv na versão E-Force, com tração integral.

No motor com o sistema VC-Turbo, o modelo apresenta variação de taxa de compressão com mudança de posição do virabrequim, para cima ou para baixo. Em linhas gerais, é um complexo sistema patenteado pela Nissan, diferente do antigo motor 2.0 do Sentra, com ciclo Atkinson no e-Power, por exemplo.

X-Trail já pode ser comprado na Argentina, por exemplo (Nissan/Divulgação)

Os números de desempenho, no entanto, são bons: 0 a 100 km/h em 8 segundos, na versão com tração dianteira, e 7 segundos com tração integral. Entretanto, caso venha para o Brasil, o que é de certo uma incógnita, o X-Trail não usará o motor 1.5 VC-Turbo, e tampouco o 2.5 litros aspirado.

Seja como for, o modelo seria uma adição bem-vinda ao portfólio da Nissan no Brasil, uma vez que o mercado já tem séria concorrência de modelos híbridos e elétricos no segmento.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.