Você está lendo...
Novo SUV Citroën C3 X é flagrado e deve vir ao Brasil
Notícias

Novo SUV Citroën C3 X é flagrado e deve vir ao Brasil

Novo modelo da Citroën foi flagrado na Índia e reaproveitará itens da família C3 e C3 Aircross, desde portas até o motor 1.0 Turbo

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

02 de dez, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Citröen C3 X mescla sedã com SUV e deverá vir ao Brasil futuramente
Crédito:Autocar India/Reprodução

Aparentemente, a Stellantis não terá apenas um tipo de SUV cupê no mercado brasileiro, e a novidade virá pela Citroën. Seu nome, ainda não definido, fica como C3 X, modelo inédito, derivado do projeto C-Cubed, responsável por dar vida a modelos como C3 e C3 Aircross, este último que o Jornal do Carro conheceu recentemente.

Por enquanto, no entanto, o modelo está em fase de desenvolvimento, e também estará disponível na Índia. Inclusive, é de lá que vem a notícia de um flagra do C3 X, ainda em testes, bem como também sua projeção, uma estimativa de como será o modelo, cortesia da Autocar India. Na imagem, expecula-se que o modelo mantenha o visual inspirado nos modelos C4 X e C5 X, por exemplo.



Autocar India/Reprodução

Publicidade


Nesses modelos, a ideia é mesclar itens de dois tipos de carroceira, sedã e cupê, numa só. Nos flagras, apesar da camuflagem, pode-se notar que o modelo utilizará as mesmas portas dos modelos C3, por exemplo, seja o hatch ou o SUV Aircross. O aproveitamento se explica devido à plataforma CMP, comum entre os carros. A diferença se dá nas portas traseiras, por conta das propostas distintas.

Assim, porta-malas e lanternas terão desenhos exclusivos do modelo. Laterais e dianteira devem ser mantidos parecidos, e a traseira servirá como principal ponto de diferenciação entre as três variantes da plataforma. Em matéria de dimensões, espera-se que o modelo tenha o mesmo entre-eixos do SUV Aircross, com 2,67 metros, por exemplo.

Citroën C3 X terá foco no espaço interno

Autocar India/Reprodução

Entretanto, no comprimento, é possível esperar algo até os 4,40 metros. Uma das razões para tal fica por conta da necessidade de espaço interno, um dos pontos mais importantes para justificar um SUV. Além disso, mantendo a proposta familiar em pauta, um porta-malas grande também é necessário, assim como fez o Fiat Fastback, por exemplo.

O modelo, caso venha ao Brasil, deverá ser feito na fábrica da Citroën em Porto Real (RJ), que recentemente anunciou o recebimento de investimentos em sua planta. Por fim, o futuro C3 X contará com o motor 1.0 turbo, emprestado do irmão Aircross, e amplamente utilizado pela linha de produtos Stellantis.

O Jornal do Carro também está no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet Silverado volta após 21 anos para encarar Ford F-150 e RAM 1500

Deixe sua opinião