A Renault vai produzir um novo SUV no Brasil, a ser lançado até 2024. Para isso, acaba de anunciar um investimento de R$ 2 bilhões na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Recentemente, o Jornal do Carro publicou um flagra do modelo em testes na Romênia, terra natal da Dacia – que pertence ao grupo francês. Esse SUV será menor que o Duster e terá motor 1.0 turbo flex para concorrer diretamente com Fiat Pulse e Volkswagen Nivus.
Dessa forma, o modelo será um sucessor do atual Stepway. Afinal, a nova geração do Sandero, assim como a do sedã Logan, por ora estão descartadas para o Brasil. O mais interessante é que este novo utilitário será feito na plataforma modular CMF-B, usada pelos carros da marca francesa globalmente. Ou seja, a base poderá ter outros modelos e permite a eletrificação, o que pavimentará o caminho da Renault para lançar híbridos flex no futuro.
“Após a renovação da gama atual, nosso objetivo é oferecer novos produtos nos segmentos mais altos do mercado”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Os R$ 2 bilhões, cabe relembrar, vêm após o ciclo de R$ 1,1 bi, que resultou nos lançamentos dos elétricos Zoe E-Tech e Kwid E-Tech, do motor 1.3 TCe turbo flex e das renovações de Kwid, Captur, Duster e da picape Oroch. Com o novo ciclo, além do SUV compacto, a marca francesa vai lançar o seu motor 1.0 turbo flex. E tem o Bigster (foto abaixo), futuro SUV que chegará acima do Duster e vem já eletrificado para substituir o Captur.
Motor 1.0 turbo flex
Parte do novo investimento da Renault no Brasil é para a produção de um motor 1.0 turbo flex. Por ora, não há especificações técnicas. Mas, a princípio, acredita-se que este motor deva render 120 cv de potência no futuro SUV compacto. Afinal, na Europa, o 1.0 turbo da marca francesa entrega 100 cv de potência e 16,3 mkgf de torque. Contudo, no Brasil, a tecnologia flex vai elevar os números por conta do uso de etanol. Depois, para 2025, este motor será a base do sistema híbrido flex, que será necessário para cumprir os limites de emissões.
Como será visualmente o novo SUV?
Feito com base na terceira geração do Dacia Sandero Stepway, o modelo flagrado na Romênia em abril estava sob forte camuflagem (foto acima). Ainda assim, dá para notar diferenças no conjunto óptico. Os faróis têm dois nichos, ao estilo Citroën C4 Cactus, Fiat Toro e tantos outros, com LEDs diurnos acima dos faróis principais, que ficam na altura da grade.
No mais, conforme projeções do site russo Kolesa (acima), as lanternas vão invadir a tampa do porta-malas. Mas as janelas laterais, ao que tudo indica, serão parecidas com as do Sandero Stepway, assim como os para-lamas parrudos e o rack no teto.