Com lançamento aguardado para 2025, o novo SUV de entrada da Volkswagen já roda em testes no País. Rival de Fiat Pulse e Renault Kardian, a novidade também vai estrear em outros mercados emergentes, como a Índia. Flagras do modelo pelas ruas brasileiras ainda camuflado foram publicadas no Instagram do jornalista João Anacleto (@janacletos) – veja abaixo.
O carro foi desenvolvido em parceria com a Skoda, marca tcheca de baixo custo do Grupo Volkswagen, com o intuito de reduzir custos. Mas é possível notar que o design final já está próximo da produção, o que denuncia o estado avançado do projeto. Será mais um modelo da marca que usará a plataforma MQB-A0, portanto terá o mesmo entre-eixos de 2,56 metros dos irmãos Polo e Nivus, por exemplo.
O que sabemos sobre o SUV
Em fevereiro deste ano, a Volkswagen anunciou investimentos de R$ 16 bilhões para lançar 16 carros no Brasil até 2028. Alguns já eram esperados, como a Tarok, por exemplo. Mas entre reestilizações, novas gerações e produtos inéditos, com produção nacional ou importados, a montadora afirmou que teria quatro modelos inéditos.
Além da picape, feita em São José dos Pinhais (PR), dois deles sairão da fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Dessa forma, o SUV compacto – chamado internamente de Projeto VW 246 – será o carro prometido para Taubaté, no interior de São Paulo.
Posicionado abaixo do Nivus, o novato deve receber o motor 170 TSI, o 1.0 turbo de 116 cv e 17,3 mkgf nas versões de entrada. Além disso, terá uma configuração de topo com o 200 TSI 1.0 turbo de 128 cv e 20,4 mkgf. Outra aposta é que o SUV receba um sistema híbrido leve de 48V. O câmbio poderá ser manual de cinco marchas ou automático de seis, de acordo com a versão.
Assim, conseguirá manter os preços na faixa de R$ 110 mil, uma vez que o Nivus parte de R$ 119.900. Entretanto, terá acabamento mais simples que o do irmão. Por fim, seu design terá inspiração no do Tiguan europeu, com grande grade dianteira e faróis mais afilados.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!