A BYD acaba de revelar as imagens do seu mais novo SUV compacto de entrada. Trata-se do Yuan Up que, como adiantado pelo Jornal do Carro, faz parte da linha Ocean da marca. Ou seja, segue a mesma proposta do Dolphin, com referências do oceano (como o nome sugere). De acordo com a imprensa chinesa, o modelo está previsto para estrear em março na China. E logo em seguida, deve chegar a outros mercados internacionais. Aliás, umas das grandes apostas é o Brasil, onde vai mirar em sucessos a combustão, como Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta.
Em termos de design, o novo SUV compacto da BYD traz alguns elementos inspirados no irmão maior, o Song L. Assim, conta com faróis de LEDs afilados, que se conectam por uma peça preta. O para-choques, por sua vez, é robusto e tem um quê de desenho vindo da BMW. No geral, o modelo traz uma proposta visual mais sóbria, sem grandes ousadias nas linhas. O interior, no entanto, não foi revelado.
Nas laterais, é possível notar a carroceria com linhas retas, e linha de cintura bastante elevada, tendência nos SUVs atualmente. Além disso, há também maçanetas embutidas nas portas. Já na traseira, o para-choque acompanha o desenho da dianteira. Já as lanternas de LEDs trazem um desenho bem parecido com as do Dolphin. Nas medidas, o BYD Yuan-Up tem 4,31 metros de comprimento, 1,83 metro de largura, 1,67 metro de altura e 2,62 metros de entre-eixos.
SUV compacto da BYD pode vir ao Brasil
Sob o capô, espera-se duas configurações. Uma com o motor elétrico de 177 cv de potência e outra com 95 cv. No quesito bateria, o modelo provavelmente conta com uma unidade Blade, exclusiva da BYD. Assim, pode ter opções de 32 kWh ou 45,1 kWh, com autonomias equivalentes a 300 e 400 km no ciclo CLT.
Em breve no mercado chinês, a previsão é de que o BYD Yuan-Up chegue por 100.000 yuans. Ou seja, cerca de R$ 69.000 na conversão direta e sem impostos. Para o Brasil, no entanto, a estreia deve demorar mais um pouco. Dessa forma, seria lançado apenas em meados de 2025. Seja como for, a expectativa é de que o preço seja bastante competitivo. Assi, pode estrear com tabela próxima de R$ 170 mil. Mas, será preciso esperar para mais novidades.
O Jornal do Carro também está no Instagram!