O SUV Honda Prologue teve sua produção iniciada oficialmente, em Ramos Arizpe, no estado de Coahuila, no México. O lugar é o mesmo onde a General Motors produz os modelos Chevrolet Equinox EV e Blazer EV. O modelo japonês é fruto de uma parceria entre a Honda e a GM, mas, aparentemente, é o único projeto entre as duas marcas.
A montadora japonesa está construindo uma gigafábrica no Canadá, com um investimento de quase US$ 14 bilhões. As negociações renderam até uma reunião do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, diretamente com a Honda, por exemplo. As informações são do site GM Authority.
Entretanto, isso não significa o fim da parceria entre as marcas. A união deve permanecer viva até o fim da vida útil do SUV Prologue, já que em 2026, a Série 0 canadense incluirá uma linha de novos modelos elétricos, onde espera-se que a maioria seja do tipo médio.
Outro motivo que manterá a união viva é outro modelo, o Acura ZDX, que compartilha a mesma plataforma do SUV Prologue, e também terá produção mexicana. Os dois modelos são maiores que o atual Honda CR-V, então devem ser posicionados acima dele na gama da montadora, por exemplo.
Honda Prologue terá três versões de acabamento
O Prologue será oferecido nas versões EX, Touring e Elite, e terá opção de tração dianteira ou integral. O modelo tem alcance elétrico de 483 km, e também terá o mesmo padrão de carregamento de demais modelos da GM, por exemplo. Além disso, o SUV tem rodas de 21 polegadas, painel digital com 11 polegadas e central multimídia de 11,3 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay.
Por fim, a nova proposta de modelos elétricos da Honda criam um cenário propício para que o modelo possa vir ao Brasil, em algum momento. Além disso, o México possui acordo de exportação com o País e a Argentina, o que poderia fazer do Prologue um modelo topo de linha no mercado nacional, acima do CR-V em suas versões mais caras, Hybrid e Touring.
O Jornal do Carro também está no Instagram!