A VW fará um novo SUV compacto no Brasil, e isso não é mais tão novidade assim. Recentemente notícias correram dando conta de que o modelo se chamaria “Gol”, o que prontamente foi negado pela montadora. Entretanto, ficou a dúvida: se não é um Gol, o que será? Bom, a marca tcheca Skoda pode ajudar a desvendar o mistério em torno do SUV, previsto para entrar em produção em fevereiro do próximo ano.
A subsidiária da marca produz modelos mais baratos dentro do Grupo VW, e pode adiantar detalhes do novo modelo. No ano que vem, a Skoda lançará um SUV compacto de menos de 4 metros de comprimento na Índia, coincidentemente o mesmo período esperado para o novo modelo nacional, por exemplo. Assim, a plataforma deverá ser a mesma, a MBQ A0, que para a Índia, tem o sufixo IN.
Contudo, haverá uma diferença entre a versão vendida na Índia e a brasileira: a nossa será maior. Para competir no mesmo patamar de modelos como Renault Kardian e Fiat Pulse, a versão nacional deverá ter valor próximo dos 4,10 metros de comprimento, tamanho dos rivais. Outro fator interessante é o preço: os valores devem ficar entre os R$ 100 mil e R$ 130 mil, por exemplo.
O futuro SUV de entrada da marca, conhecido por A0 SUV (ou VW246), recebeu sozinho R$ 1 bilhão dos R$ 9 bilhões que a marca investirá no Brasil entre os anos de 2025 e 2028. Seu início de produção está previsto para a última semana de fevereiro de 2025, o que deve colocar seu lançamento logo após disso, já em março.
SUV da VW terá detalhes diferentes de projetos atuais da marca
A novidade dividirá espaço com modelos já conhecidos, como o Polo, com quem compartilhará a plataforma MQB A0, mantendo até o mesmo entre-eixos do hatch. Detalhes como base estrutural e algumas partes da estampagem da carroceria serão divididos, e pontos de solda e fixação se manterão os mesmos, no entanto.
Contudo, itens como capô, grade, faróis, para-lamas e balanço traseiro (tampa do porta-malas, coluna C, lanternas e para-choque) devem ser inteiramente novos. A expectativa da marca é não deixar o modelo parecido com nada feito recentemente pela VW, dando um caráter único ao projeto.
Quanto a motorização, o conjunto 170 TSI deverá equipar as versões mais baratas. Junto dele está o câmbio manual de cinco ou automático de seis marchas, emprestados do Polo. Contudo, as topo de linha contam com o conjunto 200 TSI, que já equipa vários modelos da marca, com até 128 cv, e câmbio automático de seis marchas. Por fim, dos muitos nomes criados pela marca para o SUV, três deles tem registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI): Tera, Therion e Hera, mas nenhum confirmado ainda.
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