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VW Scirocco pode voltar ao mercado como esportivo elétrico
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VW Scirocco pode voltar ao mercado como esportivo elétrico

Um dos carros mais icônicos da marca alemã, Scirocco saiu de linha em 2017, mas montadora estuda projetos para trazê-lo de volta

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

25 de fev, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Scirocco projeção
Site Carscoops publicou uma projeção mostrando como o futuro Scirocco poderia ficar
Crédito:Carscoops/Reprodução

A Volkswagen considera trazer de volta à vida um de seus modelos mais emblemáticos, o Scirocco. Entretanto, para seguir as tendências globais, o cupê invocado retornaria em versão elétrica – mas sem perder sua alma esportiva, claro. 

Baseado em sua última geração, que saiu de linha em 2017, o site Carscoops publicou uma projeção de como o carro poderia ficar nessa nova roupagem. Foram usadas ainda as fotos de flagra do novo Porsche 718 e traços do conceito ID. GTI para complementar o estilo do novo Scirocco.



Enquanto o projeto não recebe o sinal verde para a produção, um esportivo rebaixado com um par de motores elétricos que compartilhe a plataforma com a Porsche pode ser uma boa pedida para o renascido Scirocco.

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A montadora alemã já confirmou oficialmente que as variantes GTI e R continuarão seu legado em um futuro próximo eletrificado, fazendo parte das linhas mais “apimentadas” dos carros da marca. Enquanto essas versões devem aumentar o apelo de hatches, SUVs e sedãs da família ID, o cupê poderia se tornar um modelo de nicho bastante cobiçado.

Volkswagen Scirocco
Scirocco saiu de linha em 2017 (Volkswagen/Divulgação)

O futuro VW Scirocco

Uma das prováveis arquiteturas para servir de base para o modelo é a PPE, desenvolvida por Audi e Porsche. Essa é a plataforma que será usada na próxima geração dos 718 Boxster e Cayman, além de em um possível renascimento do TT, conforme indicam alguns rumores. Se os boatos se tornarem realidade, a quarta geração do cupê esportivo não vai dividir a plataforma com o Golf pela primeira vez. Isso porque o hatch médio usará a arquitetura SSP.


Dessa forma, o Scirocco se beneficiaria da construção com dois motores elétricos, um em cada eixo, como de praxe. Além de ter um pacote de baterias mais fino e uma dinâmica de condução bem afiada.

De acordo com reportagem do site britânico Autocar, a Volkswagen atualmente estuda propostas de engenharia, design interno e manufatura para bater o martelo em relação a um novo Scirocco. Se aprovado pelo CEO Thomas Schafer, o carro pode entrar na linha de produção em 2028.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.