Revelado na Tailândia em fevereiro, o novo Toyota Corolla Cross chega ao mercado brasileiro no final deste mês. Além do visual renovado, o SUV promete ficar mais econômico com etanol na versão híbrida. Já com gasolina, o consumo teve uma leve piora, mesmo atingindo a marca de 17,1 km/l. A produção será mantida em Sorocaba, no interior de São Paulo.
Entre as principais mudanças estéticas na dianteira, o modelo terá faróis de LED redesenhados, grade com elementos hexagonais e novo para-choque. Atrás, as lanternas, também de LED, trazem nova disposição interna das luzes, mas mantêm o mesmo formato.
Uma mudança muito bem-vinda (e alvo de polêmica no passado) foi a adoção de um para-choque traseiro ligeiramente mais pronunciado. Assim, o abafador do escapamento, que foi apelidado de “marmita”, ficará escondido. Muito visível nos primeiros veículos produzidos, chegou até ser pintado de preto nas unidades seguintes. Por fim, há novas rodas de 18 polegadas.
Mecânica do Corolla Cross será a mesma
Tanto na versão somente a combustão quanto na híbrida, a mecânica permanecerá a mesma. Apenas algumas calibrações receberam ajustes para a adequação às normas de emissões.
Desse modo, o Corolla Cross a combustão segue com motor 2.0 flex aspirado que rende 177 cv com etanol e 169 cv com gasolina e 21,2 mkgf com os dois combustíveis (uma redução de 0,2 mkgf no torque). Já a configuração híbrida combina motor 1.8 a um elétrico para entregar 122 cv potência e 16,5 mkgf. Em ambos os casos, o câmbio é automático do tipo CVT.
Os dados de consumo do SUV reestilizado já são conhecidos. A Toyota publicou os números no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. De acordo com o registro, o carro roda 8,2 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol, e 11,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina com o motor 2.0. Na opção híbrida, são 12,5 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol, além de 17,7 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina.
Veja abaixo a diferença no consumo entre as versões 2024 e 2025 do Corolla Cross:
Etanol – cidade | Etanol – estrada | Gasolina – cidade | Gasolina – estrada | |
2.0 2024 | 8,2 km/l | 9 km/l | 11,7 km/l | 13 km/l |
2.0 2025 | 8,2 km/l | 9,3 km/l | 11,6 km/l | 13,3 km/l |
1.8 híbrido 2024 | 11,8 km/l | 9,7 km/l | 17,8 km/l | 14,7 km/l |
1.8 híbrido 2025 | 12,5 km/l | 10,1 km/l | 17,7 km/l | 14,6 km/l |
Lista de equipamentos mais recheada
Na cabine, chegam como novidades o painel de instrumentos digital de 12” e a central multimídia com tela de 12,3” nas configurações de topo. Para as demais, a tela será de 10,1”, mas sempre com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Conforme antecipado pelo Jornal do Carro, o SUV terá mudança em outro item considerado ultrapassado: o freio de estacionamento por pedal. No lugar, terá sistema eletrônico por tecla.
A iluminação interna será de LED e haverá carregador de celular por indução. Na lista, há ainda ar-condicionado de duas zonas, direção elétrica, bancos de couro ou tecido, teto solar panorâmico e tampa do porta-malas com acionamento elétrico.
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