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Novo Toyota Corolla Cross está a caminho e roda até 17,7 km/l
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Novo Toyota Corolla Cross está a caminho e roda até 17,7 km/l

SUV reestilizado chega às lojas no fim de abril; Corolla Cross mantém a mecânica na linha 2025, mas lista de equipamentos recebe novidades

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

01 de abr, 2024 · 5 minutos de leitura.

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Toyota Corolla Cross
Toyota Corolla Cross estreia no Brasil no final de abril
Crédito:Toyota/Divulgação

Revelado na Tailândia em fevereiro, o novo Toyota Corolla Cross chega ao mercado brasileiro no final deste mês. Além do visual renovado, o SUV promete ficar mais econômico com etanol na versão híbrida. Já com gasolina, o consumo teve uma leve piora, mesmo atingindo a marca de 17,1 km/l. A produção será mantida em Sorocaba, no interior de São Paulo.



Entre as principais mudanças estéticas na dianteira, o modelo terá faróis de LED redesenhados, grade com elementos hexagonais e novo para-choque. Atrás, as lanternas, também de LED, trazem nova disposição interna das luzes, mas mantêm o mesmo formato.

Uma mudança muito bem-vinda (e alvo de polêmica no passado) foi a adoção de um para-choque traseiro ligeiramente mais pronunciado. Assim, o abafador do escapamento, que foi apelidado de “marmita”, ficará escondido. Muito visível nos primeiros veículos produzidos, chegou até ser pintado de preto nas unidades seguintes. Por fim, há novas rodas de 18 polegadas.

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Toyota Corolla Cross 2025
Toyota/Divulgação

Mecânica do Corolla Cross será a mesma

Tanto na versão somente a combustão quanto na híbrida, a mecânica permanecerá a mesma. Apenas algumas calibrações receberam ajustes para a adequação às normas de emissões. 

Desse modo, o Corolla Cross a combustão segue com motor 2.0 flex aspirado que rende 177 cv com etanol e 169 cv com gasolina e 21,2 mkgf com os dois combustíveis (uma redução de 0,2 mkgf no torque). Já a configuração híbrida combina motor 1.8 a um elétrico para entregar 122 cv potência e 16,5 mkgf. Em ambos os casos, o câmbio é automático do tipo CVT.


Os dados de consumo do SUV reestilizado já são conhecidos. A Toyota publicou os números no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. De acordo com o registro, o carro roda 8,2 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol, e 11,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina com o motor 2.0. Na opção híbrida, são 12,5 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol, além de 17,7 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina.

Veja abaixo a diferença no consumo entre as versões 2024 e 2025 do Corolla Cross:

Etanol – cidadeEtanol – estradaGasolina – cidadeGasolina – estrada
2.0 20248,2 km/l9 km/l11,7 km/l13 km/l
2.0 20258,2 km/l9,3 km/l11,6 km/l13,3 km/l
1.8 híbrido 202411,8 km/l9,7 km/l17,8 km/l14,7 km/l
1.8 híbrido 202512,5 km/l10,1 km/l17,7 km/l14,6 km/l
Fonte: Inmetro

Toyota Corolla Cross 2025
Toyota/Divulgação

Lista de equipamentos mais recheada

Na cabine, chegam como novidades o painel de instrumentos digital de 12” e a central multimídia com tela de 12,3” nas configurações de topo. Para as demais, a tela será de 10,1”, mas sempre com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Conforme antecipado pelo Jornal do Carro, o SUV terá mudança em outro item considerado ultrapassado: o freio de estacionamento por pedal. No lugar, terá sistema eletrônico por tecla. 

A iluminação interna será de LED e haverá carregador de celular por indução. Na lista, há ainda ar-condicionado de duas zonas, direção elétrica, bancos de couro ou tecido, teto solar panorâmico e tampa do porta-malas com acionamento elétrico.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.