A Toyota acaba de lançar a nova geração do Land Cruiser nos Estados Unidos. O modelo, conhecido no mercado brasileiro pelo nome Bandeirante, tem apelo off-road e lembra bastante o utilitário tradicional. Entretanto, embora mantenha o estilo retrô, o Land Cruiser 2024 traz linhas mais modernas, além de uma ampla lista de equipamentos. De acordo com a marca, o modelo vai entrar em pré-venda em outubro deste ano, com preços a partir de US$ 50 mil. Ou seja, algo em torno de R$ 240.000 na conversão direta em sem impostos.
Como adiantado pelo Jornal do Carro, o Land Cruiser passa a adotar a plataforma TNGA-F, feita para construção de veículos com carroceria sob chassi. A base, mais moderna e adaptável, já é utilizada na picape Tundra e Tacoma, nos SUV Lexus GX e LX, bem como nos Toyota Sequoia e Land Cruiser 300, por exemplo. Segundo a Toyota, o modelo conta com um novo chassi até 50% mais rígido. Além disso, também oferece maior resistência e um novo ajuste de suspensão. Ou seja, tudo pensado para um alto desempenho fora de estrada.
Visual robusto
Em relação ao visual, o Toyota Land Cruiser conta com linhas mais quadradas e um design que a marca chama de “funcional”. A versão de entrada traz faróis redondos, que remetem bastante ao estilo vintage dos modelos anteriores. Já na configuração mais cara, os faróis têm formato mais retangular. Seja como for, o utilitário conta o nome “Toyota” na central da grade, que também ficou mais compacta. Os ângulos retos no para-choque ajudam a compor o visual mais parrudo.
Na traseira, lanternas retangulares são dividas internamente, criando diferentes segmentos com LED. Em termos de tamanho, o modelo mede 4,92 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,87 m de altura e 2,85 de entre-eixos. Além disso, o utilitário está disponível em configurações de 5 e 7 lugares.
Muita tecnologia off-road
Na cabine, entretanto, o Land Cruiser oferece um visual bem moderno. Além do painel de instrumentos 100% digital, o modelo também conta com uma central multimídia de 8 polegadas. Os bancos dianteiros têm aquecimento, assim como o volante. No console, ainda há carregador de celular por indução e o seletor de modos de condução e o da tração 4×4, ou 4x4x com reduzida.
Por conta da pegada off-road, o SUV recebeu algumas importantes tecnologias. Além de recursos como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e sistema de permanência em faixa, a Toyota aprimorou o sistema Multi-Terrain Monitor. Este identifica o estado da estrada por meio de uma câmera, ajustando de forma automática algumas funções do veículo de acordo com a necessidade. Além disso, conta também com direção elétrica assistida, bem como outros recursos do pacote Safety Sense.
Toyota Land Cruiser com motor de Hilux?
Já o conjunto mecânico depende do mercado. Nos Estados Unidos, o SUV será equipado com um sistema híbrido-leve. Ou seja, conta com uma bateria de 48V. Além disso, há o motor 2.4 turbo de quatro cilindros a gasolina. De acordo com a marca, o conjunto entrega 330 cv de potência e 64,2 mkgf.
Na Europa, por sua vez, o modelo vai contar com o motor 2.8 turbodiesel de 204 cv. Este, inclusive, é bem conhecido do mercado brasileiro. Afinal, equipa modelos como Hilux e SW4, por exemplo. O câmbio será automático de oito marchas.
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