A Volkswagen apresentou o novo Polo reestilizado aos europeus após meses de testes de rua com o modelo totalmente camuflado. O design exterior concentra as mudanças, alterando faróis, grade, lanternas, tampa traseira e para-choques. Esta reestilização deverá ser aplicada ao Polo nacional nos próximos meses, trazendo frescor ao hatch.
A dianteira do Polo, dessa forma, exibe o estilo mais novo dos carros da Volkswagen. No Brasil, o design vai estrear com a chegada do SUV médio Taos. O visual é caracterizado pelo padrão de luzes que conecta os faróis à grade com LEDs. A iluminação surge ainda nas laterais do conjunto ótico e percorre a grade até chegar, assim, ao novo escudo da Volkswagen.
Continua depois do anúncioFaróis inteligentes
Esse novo padrão de luzes naturalmente elimina os LEDs que ficavam, então, junto dos faróis de neblina. A inspiração, em parte, vem do novo Golf, que também norteou a plástica na traseira. As lanternas agora apresentam formato em “L”, invadindo, assim, a tampa do porta-malas. A solução lembra um pouco o que fez a Renault na reestilização do Sandero.
Entretanto, no caso do Polo, a Volkswagen refinou o design e também adicionou uma tecnologia mais avançada. O hatch compacto terá a sistema IQ Light de faróis e lanternas inteligentes, com iluminação full LED, da mesma forma que no SUV Taos. Isso explica a presença dos faróis mais modernos, com dois canhões de luz que parecem flutuar.
Interior mantém estilo
Por dentro, o Polo reestilizado muda menos e mantém a base do estilo da atual geração. O painel apresenta as mesmas linhas, mas ostenta novidades interessantes, como um novo cluster para os comandos do ar-condicionado, além do novo volante lançado com o crossover Nivus, bem como a central multimídia VW Play com sua marcante tela de 10 polegadas.
O hatch também continua a oferecer o Active Info Display, com uma tela personalizável que exibe os mostradores e os dados de bordo. Também é possível ver na imagem o sistema de alerta de ponto cego, que acende luzes no canto superior dos espelhos retrovisores para alertar sobre a presença de outros veículos em manobras.
De um modo geral, o novo Volkswagen Polo europeu mostra um design mais moderno e aposta em equipamentos mais sofisticados. Assim deve ser feito no Brasil, mas, por aqui, a marca deverá manter a versão atual como opção de entrada no lugar de Gol e Fox, sem mudar o design e enxugando equipamentos. E o novo Polo será posicionado mais para cima.
Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube
Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!