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Novo Volvo XC60 chega ao Brasil em setembro
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Novo Volvo XC60 chega ao Brasil em setembro

Nova geração do Volvo XC60 chega em setembro com três versões a partir de R$ 235.950

José Antonio Leme, de Barcelona

01 de jun, 2017 · 2 minutos de leitura.

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Novo Volvo XC60
Crédito:Crédito: Volvo

A Volvo confirmou a chegada da nova geração do Volvo XC60 ao Brasil para setembro e também anunciou os preços que partem de R$ 235.950 na pré-venda, que vai até agosto, com entrega para setembro.

Esse é o valor da versão de entrada, a Momentum, enquanto a Inscription chega por R$ 256.950 e a R-Design por R$ 266.950.

Todas são equipadas com o motor quatro cilindros 2.0 turbo de 254 cv, câmbio automático de oito marchas e tração integral, que formam o pacote T5. Eles têm painel de instrumentos virtual, de oito polegadas na Momentum e 12,3 polegadas nas outras.

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A Momentum tem rodas aro 19, enquanto a Inscription tem de 20″  – na R-Design são de 21″. As saídas de escape são redondas na Momentum e hexagonais nas outras.

A R-Design traz ainda bancos esportivos, alavanca de câmbio de cristal e aletas para troca de câmbio atrás do volante.

Entre as novas tecnologias, de série em todas as versões há o City Safety com detecção de pedestre que agora funciona até 60 km/h e o auxílio de mudança de direção em caso iminente de colisão. E mais suporte de direção ativa de pista oposta, que detecta a possibilidade de colisão frontal com outro veículo e automaticamente puxa o veículo de volta para a faixa de rodagem correta.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”