A Volkswagen acaba de lançar linha 2023 do Polo GTS. Trata-se da configuração com pegada esportiva do hatch, que tem preço sugerido de R$ 145.790. Ou seja, ficou R$ 2 mil mais caro do que a geração anterior. Com esse aumento, a versão topo de linha do Polo custa praticamente o mesmo preço do VW Nivus completo, que está disponível por R$ 145.610.
Como adiantado pelo Jornal do Carro, o modelo é o único da gama que traz o motor 1.4. Assim, oferta 150 cv de potência e 25,5 mkgf de torque. O câmbio, por sua vez, é automático de seis marchas. De acordo com a VW, o compacto consegue acelerar de zero a 100 km/h em 8,3 segundos. Já a velocidade máxima é de 206 km/h. Com certeza, é menos empolgante do que o Polo GTI, que conta com motor 2.0 TSI de 204 cv e 32,6 mkgf de torque.
Faróis de 130 metros de alcance
Com o design inspirado no Polo GTI europeu, o hatch recebeu algumas novidades. Uma delas é o para-choque renovado, que traz duas luzes de neblina em LED nas extremidades. Além disso, a grade também ganhou o emblema ‘GTS’ e duas faixas inferiores, sendo uma vermelha e a outra iluminada conectando os faróis.
E por falar em faróis, vale destacar que o modelo traz a tecnologia IQ.Light Matrix, com módulos matriciais. Eles atuam em conjunto com a câmera frontal dos sistemas semiautônomos. Assim, são capazes de identificar cada veículo à frente e apagam pontos específicos. Com eles, o Polo quase dobrou o alcance de iluminação à noite, com os faróis altos adaptativos alcançando até 170 metros.
Por fim, a traseira não sofreu grandes alterações. Apenas adotou um novo difusor no para-choque, que também recebeu uma reestilização leve. No mais, traz o emblema da versão na tampa do porta-malas, um pequeno spoiler traseiro e rodas de 18 polegadas diamantadas.
Cabine adiciona carregador por indução
Na parte de dentro, o Polo GTS permanece com o mesmo estilo das outras configurações. Mas recebeu alguns recursos. Esse é o caso, por exemplo, do carregador wireless para smartphone e as entradas USB-C, sendo duas na frente e duas atrás. Além disso, conta também com o novo volante e logotipo da VW. No mais, há uma costura em vermelho no painel.
O restante permanece o mesmo. Assim, vêm com a central multimídia VW Play de 10,1 polegadas, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, detector de fadiga e farol alto automático.
Por fim, o hatch da Volkswagen segue com quatro airbags. Lembrando que, em dezembro do ano passado, o Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe realizou nova bateria de testes de colisão e, assim, deu três estrelas para o Volkswagen Polo. Veja aqui!