Você está lendo...
Nova Kombi elétrica tem 26 mil pedidos antes do início da produção
Mercado

Nova Kombi elétrica tem 26 mil pedidos antes do início da produção

Batizada de ID.Buzz, a nova Kombi elétrica entrou em pré-venda na Europa em maio do ano passado, mas só deve chegar ao Brasil em 2024

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

18 de jan, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Volkswagen
Volkswagen ID.Buzz, a releitura moderna da Kombi, está no Brasil apenas por assinatura e com preço de carros de luxo
Crédito:Volkswagen/Divulgação

A Kombi elétrica não deve chegar ao Brasil antes de 2024. Entretanto, já é um sucesso na Europa. O modelo, batizado de ID.Buzz, está em pré-venda desde maio de 2022, quando foi apresentado. De acordo com a Volkswagen, até dezembro, a nova geração da van tinha mais de 26 mil pedidos. Além disso, 10 mil vão chegar às concessionárias em breve. Dessa forma, o carro superou todas as expectativas da fabricante alemã.

”Estamos muito felizes com o lançamento da nossa primeira Kombi totalmente elétrica. Agora, nossa tarefa é aumentar ainda mais a produção e entregar os veículos aos nossos clientes e fãs (…) Nos últimos meses, já conseguimos fazer isso e, desde setembro, aumentamos significativamente as entregas”, disse o membro do Conselho de Administração da VWCV para Vendas e Marketing, Lars Krause.

Volkswagen ID.Buzz
Volkswagen/Divulgação

Publicidade


Para a VW, o alcance de vendas da ID.Buzz representa bons resultados em relação a transição para a mobilidade elétrica. De acordo com a montadora, somente no ano passado a marca emplacou 330 mil carros movidos a baterias no mundo. Ou seja, representa um crescimento de 23,6% em relação ao ano de 2021. Com base nisso, a fabricante alemã prevê atingir a marca de 55% de veículos elétricos vendidos até o início da próxima década.



Kombi elétrica roda em testes no Brasil

Em setembro do ano passado, a Volkswagen expôs a ID.Buzz durante o festival de música Rock in Rio. Naquela época, por exemplo, não havia nenhuma previsão de estreia do utilitário por aqui. Entretanto, a Kombi elétrica segue em testes nas estradas brasileiras. Com isso, além de avaliações dinâmicas feitas pelo time de engenharia, a empresa avalia o interesse do público pelo modelo.

ID.Buzz
Volkswagen/Divulgação

Com ação no festival, o intuito era preparar o lançamento da linha de elétricos ID no Brasil. Até agora, só o hatch ID.3 e o SUV ID.4 foram devidamente apresentados pela marca. O ID.4, inclusive, é o carro elétrico mais vendido do mundo da Volkswagen. Em 2022, emplacou 170 mil unidades. Este estava previsto para estrear no ano passado no mercado brasileiro. Entretanto, não aconteceu. Agora, a expectativa é de que a estreia aconteça ainda nesse ano.

Características da nova Kombi

Já com todo o primeiro lote (10 mil unidades) esgotado na Europa, a VW ID.Buzz conta com motor elétrico de 204 cv, bem como torque máximo de 31,6 mkgf. A tração é traseira e a velocidade máxima fica em 145 km/h (limitada eletronicamente).

VW ID.Buzz Kombi elétrica
Volkswagen/Divulgação

Ademais, a releitura da Kombi tem baterias de 77 kWh – capazes de recarregar em estações de até 170 kW. Trocando em miúdos, recarrega entre 5% e 80% em apenas 30 minutos. Com carga completa, alcança até 425 km. No portfólio, a ID.Buzz tem ainda a versão Cargo, que usa o mesmo conjunto elétrico, mas é um furgão com autonomia de 423 km.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião