Após o lançamento do Taos, no fim de maio, o próximo SUV da Volkswagen a chegar no Brasil será o Tiguan Allspace 2022. O utilitário de sete lugares acaba de ganhar atualizações no México, sobretudo na dianteira, e vem ao Brasil entre o fim deste ano e o início de 2022. Assim como atualmente, deverá chegar somente na versão R-Line, com motor 2.0 turbo.
Luz de LED na grade
O grande destaque da nova linha do SUV mexicano fica na dianteira. Tal como o novo Polo e o Taos, o Tiguan 2022 exibe um novo conjunto ótico Full LED. Após leve retoque, a nova grade carrega um fio iluminado que se conecta às luzes diurnas de LEDs dos faróis. Assim, o modelo incorpora a nova assinatura de luzes da marca alemã.
Ainda na dianteira, o para-choque foi reformulado e está mais moderno e baixo. Ele é estreito no centro e se alarga nas extremidades. Em suas laterais, há um elemento cromado no formato da letra C. E parte parte inferior, a Volkswagen adicionou uma inédita moldura trapezoidal na cor do veículo que dá contorno mais aerodinâmico.
Devido à nova dianteira, a Volkswagen afirma que precisou esticar um pouco mais o Tiguan. Dessa forma, o SUV cresceu 22 mm e agora tem 4,72 metros de comprimento. No interior, a montadora também confirma que, ao rebater a segunda e a terceira fileiras de bancos, o volume do bagageiro chega a volumosos 1.755 litros, podendo receber objetos grandes.
Traseira tem poucas mudanças
Na traseira, as mudanças de design são mais discretas. Antes alocado abaixo da lanterna esquerda, o nome do carro agora está estampado no centro da tampa do porta-malas, logo acima da placa. Embora as lanternas não tenham alterado a moldura, ganharam novo desenho de luzes.
Na parte inferior, a linha refletiva, antes divida nas laterais, agora virou um só elemento e ocupa toda a extensão da traseira. Para reforçar o ideia de esportividade, a montadora adicionou uma divisória na moldura do escapamento. Desse modo, parecem ser quatro saídas em vez de duas.
De acordo com a configuração, as rodas podem ser de 17, 19 ou 20 polegadas. A última, porém, está disponível só na versão R-Line.
Interior mais sofisticado
Ainda mais sofisticado, o Tiguan R-Line agora adota volante de couro multifuncional com comandos sensíveis ao toque. Além disso, traz ar-condicional digital de três zonas, carregador de smartphone por indução, painel de instrumentos digital com Head-Up display, bancos dianteiros aquecidos com função opcional de massagem e uma tela multimídia 10,25″. No entanto, as versões de entrada contarão com tela de 8″.
De praxe, a nova central multimídia, nomeada MIB3, tem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, bem como acesso à loja de aplicativos VW Play. Com serviços parecidos com o Fiat Connect Me e o Jeep Adventure Intelligence, o veículo terá Wi-Fi nativo e acesso a uma série de serviços e comodidades on-line.
Nas versões mais caras, entram na lista de série o comando de voz, personalização da nuvem e acesso aos serviços de streaming.
Assistências ao motorista
Ao mesmo tempo, o SUV recebe o pacote de assistências ao motorista IQ.Drive, com exceção na versão de entrada. O item reúne recursos como alerta de tráfego cruzado, controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego, assistente de mudança de faixa, assistente de estacionamento e frenagem automática de emergência com detector de pedestres.
Utilizando alguns destes instrumentos, a tecnologia Travel Assist consegue acelerar, frear e manter o veículo na faixa em velocidades até 210 km/h.
Motores
Para o mercado norte-americano, aTiguan Allspace adotará o motor de quatro cilindros 2.0 turbo que gera 184 cv e 30,5 mkgf de torque. Todas as versões têm tração nas quatro rodas e câmbio automático de oito marchas.
Na Europa, estarão disponíveis os motores 1.5 turbo de até 150 cv e duas variantes do motor 2.0 turbo. Uma delas garante até 186 cv, enquanto outra chega até os 245 cv de potência máxima.
Por fim, duas opções de motores a diesel serão comercializadas aos europeus. Neste caso, o motor 2.0 pode chegar aos 147 cv ou aos 197 cv de potência. Por lá, o câmbio pode ser manual de seis velocidades ou automático de dupla embreagem de sete velocidades.
Atualmente, o Tiguan Allspace é vendido em versão única R-Line que utiliza o motor 2.0 de 230 cv. Nesse ínterim, as versões de cinco lugares com motor 1.4 saíram de linha para dar lugar ao Taos.
Quando virá ao Brasil?
De início, o utilitário feito no México chegará à Europa. Depois, até o final do terceiro trimestre, desembarcará nos EUA. No Brasil, o SUV deve ser lançado entre o final de 2021 e começo de 2022. O segmento, por aqui, ganhará nomes de peso, tais como o Jeep Commander e o Tiggo 8 Plus.