Emily Nery, Especial para o Jornal do Carro

14/05/2021 - 8 minutos de leitura.

Novo VW Tiguan Allspace 2022 se prepara para enfrentar Tiggo 8 Plus e Jeep Commander

Reestilizado, Tiguan Allspace renova o visual e ganha frente parecida com a do Taos. SUV adota tecnologias semiautônomas e Wi-Fi

Volkswagen Tiguan Allspace teve visual renovado no México em 2021 Crédito: Volkswagen/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Após o lançamento do Taos, no fim de maio, o próximo SUV da Volkswagen a chegar no Brasil será o Tiguan Allspace 2022. O utilitário de sete lugares acaba de ganhar atualizações no México, sobretudo na dianteira, e vem ao Brasil entre o fim deste ano e o início de 2022. Assim como atualmente, deverá chegar somente na versão R-Line, com motor 2.0 turbo.

Luz de LED na grade

O grande destaque da nova linha do SUV mexicano fica na dianteira. Tal como o novo Polo e o Taos, o Tiguan 2022 exibe um novo conjunto ótico Full LED. Após leve retoque, a nova grade carrega um fio iluminado que se conecta às luzes diurnas de LEDs dos faróis. Assim, o modelo incorpora a nova assinatura de luzes da marca alemã.

Volkswagen Tiguan Allspace será fabricado no México e importado para os EUA e Europa Volkswagen/Divulgação
Continua depois do anúncio

Ainda na dianteira, o para-choque foi reformulado e está mais moderno e baixo. Ele é estreito no centro e se alarga nas extremidades. Em suas laterais, há um elemento cromado no formato da letra C. E parte parte inferior, a Volkswagen adicionou uma inédita moldura trapezoidal na cor do veículo que dá contorno mais aerodinâmico.

Devido à nova dianteira, a Volkswagen afirma que precisou esticar um pouco mais o Tiguan. Dessa forma, o SUV cresceu 22 mm e agora tem 4,72 metros de comprimento. No interior, a montadora também confirma que, ao rebater a segunda e a terceira fileiras de bancos, o volume do bagageiro chega a volumosos 1.755 litros, podendo receber objetos grandes.

Volkswagen/Divulgação

Traseira tem poucas mudanças

Na traseira, as mudanças de design são mais discretas. Antes alocado abaixo da lanterna esquerda, o nome do carro agora está estampado no centro da tampa do porta-malas, logo acima da placa. Embora as lanternas não tenham alterado a moldura, ganharam novo desenho de luzes.

Na parte inferior, a linha refletiva, antes divida nas laterais, agora virou um só elemento e ocupa toda a extensão da traseira. Para reforçar o ideia de esportividade, a montadora adicionou uma divisória na moldura do escapamento. Desse modo, parecem ser quatro saídas em vez de duas.

De acordo com a configuração, as rodas podem ser de 17, 19 ou 20 polegadas. A última, porém, está disponível só na versão R-Line.


Volkswagen/Divulgação

Interior mais sofisticado

Ainda mais sofisticado, o Tiguan R-Line agora adota volante de couro multifuncional com comandos sensíveis ao toque. Além disso, traz ar-condicional digital de três zonas, carregador de smartphone por indução, painel de instrumentos digital com Head-Up display, bancos dianteiros aquecidos com função opcional de massagem e uma tela multimídia 10,25″. No entanto, as versões de entrada contarão com tela de 8″.

De praxe, a nova central multimídia, nomeada MIB3, tem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, bem como acesso à loja de aplicativos VW Play. Com serviços parecidos com o Fiat Connect Me e o Jeep Adventure Intelligence, o veículo terá Wi-Fi nativo e acesso a uma série de serviços e comodidades on-line.


Nas versões mais caras, entram na lista de série o comando de voz, personalização da nuvem e acesso aos serviços de streaming.

Enquanto as versões de entrada terão tela de 8″, as configurações de topo disponibilizarão de central multimídia de 10,25″

Assistências ao motorista

Ao mesmo tempo, o SUV recebe o pacote de assistências ao motorista IQ.Drive, com exceção na versão de entrada. O item reúne recursos como alerta de tráfego cruzado, controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego, assistente de mudança de faixa, assistente de estacionamento e frenagem automática de emergência com detector de pedestres.


Com o intuito de não desviar o olhar do motorista, as versões mais caras ganham painel de instrumentos com head-up display

Utilizando alguns destes instrumentos, a tecnologia Travel Assist consegue acelerar, frear e manter o veículo na faixa em velocidades até 210 km/h.


Leia Mais


Motores

Para o mercado norte-americano, aTiguan Allspace adotará o motor de quatro cilindros 2.0 turbo que gera 184 cv e 30,5 mkgf de torque. Todas as versões têm tração nas quatro rodas e câmbio automático de oito marchas.


Na Europa, estarão disponíveis os motores 1.5 turbo de até 150 cv e duas variantes do motor 2.0 turbo. Uma delas garante até 186 cv, enquanto outra chega até os 245 cv de potência máxima.

Com a finalidade de reestilizar a dianteira, a Volkswagen esticou o Tiguan Allspace em 2 cm

Por fim, duas opções de motores a diesel serão comercializadas aos europeus. Neste caso, o motor 2.0 pode chegar aos 147 cv ou aos 197 cv de potência. Por lá, o câmbio pode ser manual de seis velocidades ou automático de dupla embreagem de sete velocidades.


Atualmente, o Tiguan Allspace é vendido em versão única R-Line que utiliza o motor 2.0 de 230 cv. Nesse ínterim, as versões de cinco lugares com motor 1.4 saíram de linha para dar lugar ao Taos.

Quando virá ao Brasil?

De início, o utilitário feito no México chegará à Europa. Depois, até o final do terceiro trimestre, desembarcará nos EUA. No Brasil, o SUV deve ser lançado entre o final de 2021 e começo de 2022. O segmento, por aqui, ganhará nomes de peso, tais como o Jeep Commander e o Tiggo 8 Plus.

Notícias relacionadas

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

VER TODAS AS OFERTAS