No final de 2023, o Governo de São Paulo abriu uma licitação para a instalação de novos radares nas rodovias estaduais. Ao todo, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), serão cerca de 649 novos dispositivos. Os equipamentos, aliás, serão mais modernos e 536 deles vão contar com a adição da tecnologia OCR, que significa Optical Character Recognition (Reconhecimento Óptico de Caracteres, na tradução). Dessa forma, permite a leitura automática de placas para verificar irregularidades.
Com esse novo recurso, o departamento de estradas pode detectar se o carro está com dívidas de IPVA e com o licenciamento, por exemplo. Além disso, pode prevenir tentativas de adulteração no veículo como no motor, placa, chassi e hodômetro. Por fim, ainda segundo o DER, também vão exercer a função de contagem de veículos, com capacidade de transmissão de informação em tempo real. Assim, o objetivo é melhorar o trânsito nas vias em questão.
Radares serão instalados em 2024
O edital para a contratação vai ser aberto no dia 26 de fevereiro. Seja como for, a previsão é de que a instalação dos novos dispositivos fixos aconteça já no primeiro semestre de 2024. Conforme adiantado pelo Jornal do Carro, inicialmente, o investimento previsto para a operação dos novos radares era de R$ 196,8 milhões. No entanto, o valor foi atualizado. Dessa forma, segundo o documento, subiu para R$ 202 milhões.
O departamento ainda mostrou os números de novos radares em algumas rodovias. Para o município de Mogi das Cruzes, por exemplo, serão 18 novos radares. A lista ainda conta com Bertioga com 12 novos dispositivos e Cotia com 11. Franco da Rocha, Pindamonhangaba e Suzano terão 10 equipamentos novos instalados. Por fim, Ubatuba e Santa Bárbara d’Oeste terão 9, enquanto São Paulo receberá 8 novos radares.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!