Emily Nery, Especial para o Jornal do Carro

14/06/2021 - 8 minutos de leitura. Atualizado: 17/06/2021 | 17:34

O que é o tanque de Arla 32, presente no novo Jeep Compass a diesel?

Para reduzir emissões de poluentes, novo Jeep Compass adota o tanque de Arla 32, que precisa de abastecimento periódico. Entenda

Novo Jeep Compass Trailhawk 2022 agora tem um reservatório de Arla 32 para reduzir emissões do motor 2.0 turbo diesel Crédito: Jeep/Divulgação

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Quando o novo Jeep Compass estreou, muito se falou sobre o inédito motor 1.3 turbo flexível e a plataforma de conectividade Adventure Intelligence. Contudo, o SUV recebeu uma importante adição para reduzir emissões de gases poluentes: o tanque de Arla 32. Novidade entre utilitários esportivos com motor a diesel, o reagente a base de ureia é um velho conhecido dos motoristas de caminhões e ônibus.

A fim de entender qual o benefício da solução para as versões a diesel, o Jornal do Carro conversou com o Erlon Rodrigues, especialista de produto da Engenharia da Jeep. Erlon explica que o tanquinho de 13 litros é abastecido com o Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA) com 32,5% de ureia na sua composição — por isso o nome Arla 32, número referente à diluição de ureia de alta pureza no reagente.

Caminhões e ônibus já usam o reagente de ureia para diminuir as emissões de gases poluentes Foto: Volvo
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A composição faz parte do sistema de redução catalítica seletiva (SCR), cujo principal objetivo é transformar os óxidos de nitrogênio (NOx) em água e nitrogênio. Resíduos da combustão do diesel, esses gases são nocivos à saúde humana e, por essa razão, estão na mira das próximas etapas dos programas de controle de poluentes por veículos.

Desse modo, Erlon explica que a solução de Arla 32 é injetada antes do segundo catalisador do sistema do escapamento. É nesse ponto onde o reagente entra em contato com a fumaça residual, que contém NOx, e faz a quebra das moléculas, liberando para a atmosfera vapor d’água e N4 (nitrogênio).


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Atende as normas do Proconve P7

Embora seja a primeira vez que um SUV nacional traga um tanque de Arla, caminhões e ônibus já possuem o reservatório há bastante tempo. O fato é que essa solução estará cada vez mais presente nos SUVs a diesel no Brasil, uma vez que a próxima fase do ​​Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve P7) entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2022.


A redução de emissões entre o PROCONVE L6 e o L7 é de aproximadamente 22% nos poluentes NMHC e NOx que são afetados pelo Arla. Em MP, a redução é de 50%. Além disso, a exigência de durabilidade de emissões é o dobro.

Jeep Commander deve utilizar tanque de Arla 32 Kleber Silva/K Design AG/Jornal do Carro

Portanto, a Jeep aproveitou a reestilização do Compass para adicionar o tanque de Arla e se antecipar perante às novas leis. Sem confirmar oficialmente, o novo Commander, SUV de 7 lugares que chega no fim deste ano, também deverá dispor do tanquinho de Arla 32.


O carro perde potência?

É comum que, ao utilizar a solução, caminhões e ônibus percam torque e/ou potência. Contudo, Erlon assegura que não é o caso do novo Compass. Ou seja, o motor 2.0 turbo diesel continua gerando os mesmos 170 cv de potência e até 35,7 kgfm de torque.

Quanto é o consumo de Arla 32?

O especialista explica que o o consumo de Arla 32 é baixíssimo em relação ao consumo de diesel. Desse modo, o carro consegue rodar de 6 mil a 10 mil km, dependendo do estilo de direção. Se a condução for mais agressiva, o motorista precisará abastecer com Arla após 6 mil km, mas caso o uso seja mais brando, o SUV poderá rodar até 10 mil km.

Red Line/Divulgação

O preço do litro do reagente varia entre R$ 2,50 a R$ 4. Portanto, o proprietário gastará até R$ 53 para encher o tanque. Além disso, a Jeep também vende um galão de 20 litros da composição em suas concessionárias por R$ 80.

Considerando uma quilometragem mensal média de 1.000 km e o litro do reagente por R$ 4, o Compass gasta R$ 5,77 de Arla no mês, com uma direção moderada, e R$ 7,43, sob um modo de condução severa.

Como faço para abastecer?

O cliente pode optar por encher o tanque nos postos, bem como em casa. O produto não é inflamável, explosivo ou tóxico. Marcado na cor azul, o bocal do reservatório fica ao lado bocal do tanque de diesel. Cabe enfatizar que, de forma alguma, eles podem ser misturados.


Como a solução já é comum em caminhões e ônibus, os frentistas já estão acostumados com o abastecimento e não haverá problema em encher o tanquinho auxiliar da Arla.

Todavia, Erlon afirma que, assim que o cliente adquire o veículo, há avisos e recomendações no retrovisor interno sobre o uso do Arla 32. A Jeep também disponibiliza um vídeo explicativo sobre o abastecimento.

Carro não dá a partida com reservatório vazio

Para ter certeza de que o carro não rodará sem a solução, a fabricante criou um sistema que inibe a partida do motor caso o reservatório esteja vazio. “O carro emite um alerta no painel quando precisar abastecer. E avisa com muita antecedência, cerca de 2 mil km antes de acabar”, Erlon esclarece.


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