Em 2014, a Chery ergueu uma fábrica em Jacareí, interior de São Paulo, dentro de um terreno de 1 milhão de metros quadrados. Essa planta já produziu, já fechou as portas (em 2022) e, agora, voltou a render especulações. Isso porque a Omoda Jaecoo – marcas chinesas que pertencem à Chery na China – podem assumir parte do local e produzir carros por lá.
Este parece ser o mundo ideal para as marcas recém-lançadas no País. Mas a história não é bem assim. Tudo começa em 2017, quando o Grupo Caoa – que, até então, controlava a Subaru e a gama de importados da Hyundai – assumiu o controle da Chery localmente. Assim, fez a doação (em acordo conjunto com a Chery International) de um terreno que pertencia à fabrica para a empresa de motores Acteco. Entretanto, o tal pedaço de terra consistia em uma reserva ambiental. Ou seja, não permite construção de edifícios.
Passados alguns anos, com a morte do presidente da Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade (em agosto de 2021), houve a necessidade de fazer uma atualização de matrícula de todos os imóveis do grupo. Foi quando o site Automotive Business teve acesso ao documento de cessão e publicou reportagem confirmando que a Omoda Jaecoo vai produzir em Jacareí. A partir de então começou-se a especular sobre a possível produção nacional dos modelos das marcas chinesas, pois a montadora herdou o terreno quando comprou a Acteco.
O que dizem as partes
Em contato com o Jornal do Carro, a Caoa Chery – que contou toda essa história – nega as especulações. “O terreno, que fica do outro lado da rua (do espaço construído) e se trata de uma reserva ambiental, nem é mais nosso. Não tem nenhuma relação com a área da fábrica”, conta a fabricante. Vale lembrar que a Acteco construiria uma fábrica de motores ao lado da planta da Chery de Jacareí, conforme projeto original, mas isso nunca saiu do papel.
![Omoda 5 MHEV](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2023/12/22181734/Omoda-5-MHEV_Exterior-5-1160x653.jpg)
Já a Omoda Jaecoo, que atua no País desde o ano passado, e importará seus modelos ao Brasil a partir deste ano, confirmou ao JC que o acordo contempla apenas a doação de um terreno dentro do complexo. “Isso não indica que haverá construção, ou uma nova planta, porque é um terreno que simplesmente foi passado para a Omoda Jaecoo”, informou um porta-voz da montadora.
No entanto, a empresa não comenta sobre a possível produção local de modelos Omoda e Jaecoo. Vale destacar, porém, que a fábrica de Jacareí não está descartada, afinal, a fabricante já deixou confirmou que pretende montar veículos no País nos próximos anos. Por ora, vai importar os SUVs híbridos e elétricos de ambas as marcas. Em seguida, o plano é produzir no País por meio de esquema CKD, com os carros trazidos em kits para montagem local.
![arrizo](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/uploads/2018/12/17160704/ARRIZO-5-91-1160x774.jpg)
Planta está parada (e deve continuar assim)
Inativa desde 2022, a fábrica da Caoa Chery no interior paulista continua fechada, apesar da promessa de futura produção local de carros híbridos e elétricos. Por enquanto não há previsão de retomada das atividades do complexo, que continua com o maquinário intacto, mas desligado. Com área construída de 436 mil m², a planta de Jacareí foi inaugurada em 2014 para produzir a linha Celer. Em 2018, com a joint venture, a Caoa passou a produzir modelos como Tiggo 2 e os sedãs Arrizo 5 e Arrizo 6. O complexo está fechado há quase três anos, mesmo após diversos protestos e intervenções sindicais.
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