Uma grande onda de recall continua a atingir o mercado brasileiro em 2021. Nos primeiros seis meses do ano, já são 48 chamados para reparo ou troca de componentes defeituosos de carros novos. Ou seja, uma alta de 31,2% ante igual período de 2020. No total, estão envolvidos, assim, mais de 100 modelos, incluindo o novo Peugeot 208, que acaba de ser convocado para inspeção por um possível defeito no eixo traseiro.
Segundo a marca francesa, há risco de ruptura do eixo da suspensão do hatch compacto. Ou seja, se isso acontecer, pode ocasionar a perda de controle da direção. Por isso, a Peugeot convoca os proprietários a levarem o modelo à inspeção. De acordo com a montadora, isso leva cerca de 15 minutos. Mas, se for necessário, o veículo terá de ficar na oficina para ter o eixo trocado gratuitamente. Esse serviço é feito em cerca de quatro horas.
Dessa forma, os proprietários do 208 devem procurar uma concessionária Peugeot para fazer a verificação. Segundo a marca, o recall envolve 349 unidades do hatch feitas entre 13/10/2020 e 7/1/2021. Ou seja, são os carros com números de chassis de MG510819 a MG704358.
Tem direito a carro reserva
No site da Peugeot há orientações sobre o recall, bem como oferta de carro reserva para que os proprietários possam deixar seus veículos na oficina caso seja necessário trocar o eixo. O serviço, portanto, deve ser agendado no site ou por meio do telefone 0800-703-2424.
Peugeot 208 em alta
O Peugeot 208 vive o seu melhor momento em vendas no País dos últimos anos. Em junho, o 208 teve o seu melhor mês em 2021, e vendeu, dessa forma, mais do que medalhões como Renault Sandero e Volkswagen Polo. Assim, a boa fase coincide com o início da gestão feita da Stellantis. Ou seja, demonstra que há uma nova estratégia comercial para o compacto.
Recalls já atingem mais de 20 milhões de veículos
Desde 2002, o Procon-SP conta com um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recall realizadas no Brasil. O intuito é ajudar o consumidor a descobrir quais produtos já foram convocados. Para isso, basta fazer uma busca pelo nome da fabricante ou do modelo no site. De acordo com o sistema, o setor de veículos detém mais de 81% do número total de recalls, com 1.674 campanhas.
O consumidor deve estar alerta. Afinal, desde abril de 2021 os veículos que não fizeram recall não podem ser licenciados nem transferidos. Assim, o bloqueio do documento é resultado das alterações feitas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) por meio da lei 14.071, de 2020. Portanto, não fazer recall pode caracterizar infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos o prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do dono do veiculo. Além disso, o carro pode ficar retido.
Confira abaixo a lista dos recalls do primeiro semestre de 2021:
Janeiro
- Volvo XC90 (2010 a 2020) – Verificação da fixação do módulo SRS
- Citroën C3, C3 Picasso e Aircross (2010 a 2014) – Sistema de airbag
- Hyundai Elantra, i30 e Santa Fé (2005 a 2010) – Troca do Kit Relé do PCB
- Audi Q3 (2020) – Sistema de freios
- Jeep Grand Cherokee (2010 a 2013) – Relé da bomba de combustível
- Dodge Durango (2011 a 2013) – Relé da bomba de combustível
- Land Rover Discovery (2018 a 2020) – Aterramento da bateria
Fevereiro
- BMW Z4 sDrive30i M Sport (2020) – Tanque de combustível
- Ford Fusion e Edge (2006 a 2011) – Sistema de airbag
- Ford Territory (2019 e 2020) – Conversor catalítico
Março
- Mercedes AMG GLC 63 4MATIC+ (2018 a 2020) – Sistema de alimentação do motor de partida
- Caoa Chery Arizzo 5, Tiggo 5 e Tiggo 7 (2019) – Troca dos balancins ou cabeçote do motor
- Mitsubishi Outlander (2019) – Cinto de segurança
- Mitsubishi I-MIEV (2010 a 2012) – Sistema de freio
- Fiat Uno, Palio, Grand Siena, Doblò, Doblò Cargo e Fiorino (2012 a 2014) – Sistema de airbag
- Jeep Grand Cherokee (2013 a 2015) – Sensor do virabrequim
- Dodge Nitro e Grand Caravan (2006 a 2008) – emblema do volante (segunda fase)
- Chrysler Town & Country ( 2007 a 2010) – Emblema do volante (2ª fase)
- Renault Duster com câmbio manual (2020) – Tubo do ar-condicionado
- Renault Sandero, Logan, Duster e Oroch (2020) – Cilindro de ignição
Abril
- Mercedes C 200 Avantgarde (2014 a 2016) – Diodos do alternador
- VW Amarok (2016 a 2020) – Instalação de fixação adicional do estepe
- BMW 745Le M Sport, M760Li xDrive, M8 Competition e X6 xDrive40i M Sport (2020) – Sistema de freio
- Mercedes AMG GT 43 Coupé (2019 e 2020) – Cubo das rodas
- Chevrolet Tracker (2019 a 2020) – Isolador acústico do carpete
- Lexus NX300, RX350 e ES300h (2017 a 2019) – Sistema de combustível
- Toyota Camry (2019) – Sistema de combustível
- Honda Civic Touring, HR-V Touring, Accord e CR-V (2018 a 2019) – Sistema de combustível
- Audi A6, A7, RS6 e RS7 (2019 a 2020) – Painel de instrumento
- Kia Carnival (2012 a 2014) – Sistema de combustível
- Porsche Taycan, 911 e 718 (2020 e 2021) – Conexões rosqueadas
Maio
- Subaru XV e Forester (2017 a 2019) – Torque parafusos do suporte da barra estabilizadora
- Volvo XC90 Excellence (2016 a 2019) – Atualização de software
- Land Rover Discovery (2020 e 2021) – Regulagem de torque
- Suzuki Jimny Sierra (2020) – Vidros do para-brisa e da porta traseira
- Mercedes Classe C, Classe E e CLS (2005 a 2006) – Vidro deslizante do teto solar
- Hyundai New Tucson (2016 a 2021) – Risco de curto-circuito
- Audi Q3 (2021) – Cinto de segurança
- Porsche Cayenne Turbo S E-hybrid (2020) – Porcas dos braços da suspensão
- Subaru Forester e XV (2017 a 2019) – Bobina de ignição
Junho
- VW Gol, Fox, Saveiro e Voyage (2021) – Polia do motor
- Volvo S60, V60, S90, XC60 e XC90 (2018 a 2019) – Troca de fusível
- Volvo V40, V40 CC, S60, V60, XC60 e XC90 (2012 a 2016) – Sistema de combustível
- Caoa Chery Tiggo 2 (2017 a 2019) – Desligamento do motor
- BMW 323Ci, 323i e 328i (1998 a 2000) – Airbag (ação complementar)
- Fiat Argo, Grand Siena, Nova Strada e Mobi (2020 a 2021) – Batentes das portas
- Mitsubishi ASX e Outlander (2016 a 2017)- Sistema de freios
- Citroën C3 Picasso e Aircross (2010 a 2011) – Sistema de airbag