Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

29/09/2022 - 6 minutos de leitura.

Onix e Tracker só voltarão a ter Android Auto e Bluetooth em dezembro

Chevrolet retirou recursos da linha Onix e do SUV Tracker em julho por falta de chips; tecnologias voltarão em dezembro, mas GM não confirma

Além do Bluetooth e do Android Auto, linha Onix também perdeu o Wi-fi embarcado por falta de chips Crédito: Chevrolet/Divulgação

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Já faz mais de dois meses que a Chevrolet retirou o sistema Android Auto e a conexão Bluetooth nos compactos Onix e Onix Plus. Essa foi a solução para contornar a falta de semicondutores e voltar a entregar os dois modelos, que estão entre os campeões de vendas nas categorias hatch e sedã. O mesmo aconteceu com o Tracker, que também perdeu as duas funções.

Pois, segundo reportagem da revista Quatro Rodas, a General Motors já tem data para voltar a oferecer esses dois recursos na multimídia MyLink. Será apenas em dezembro, mas apenas para o SUV Tracker. Segundo as fontes da General Motors, o Onix deverá esperar ainda mais para receber as funcionalidades novamente. A previsão é de que a dupla volte a ter Bluetooth e Android Auto apenas em março de 2023. Nesse período, a marca da gravata espera regularizar a produção de todos os modelos no País. Contudo, a GM não confirma as informações.

Chevrolet/Divulgação
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Em seu comunicado, a GM afirma que a cadeia global de suprimentos continua instável. Dessa forma, os impactos são inevitáveis. “Por isso, estamos trabalhando ativamente com nossos fornecedores para mitigar potenciais paralisações na produção. E para buscar alternativas no intuito de otimizar o prazo de entrega dos produtos aos nossos clientes”, diz a nota.


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Corte aconteceu em julho

O último trimestre de 2022 bate à porta e, mesmo assim, a crise dos chips continua a frear a produção de carros no mundo. A GM foi uma das marcas que mais sofreu com essa situação. Em 2021, por exemplo, a montadora ficou cerca de cinco meses sem produzir uma só unidade do Onix, o que fez o modelo despencar no ranking de vendas. A montadora chegou a se recuperar no começo deste ano, mas em julho que esses problemas voltaram a aparecer.

Chevrolet/Divulgação

Além do Android Auto e do Bluetooth, a fabricante norte-americana cortou o Wi-Fi embarcado nos modelos. Dessa forma, atualmente, apenas o Apple CarPlay funciona na linha Onix e no SUV Tracker. No entanto, somente com cabo USB, já que a conexão sem fio foi desabilitada da central de 8 polegadas por causa da indisponibilidade do Bluetooth.

A GM chegou a declarar que, após a regularização do fornecimento de chips eletrônicos, poderá realizar a ativação dessas funções nas unidades entregues. Entretanto, não há previsão de quando isso irá acontecer para os modelos que estão sem estes recursos.


Crise afeta Honda

A crise dos semicondutores também atinge a Honda. A marca japonesa precisou interromper a produção na fábrica de Itirapina (SP) por falta de chips. Dessa forma, ficará sem produzir a linha City (hatch e sedã), bem como o novo HR-V. Já aposentado no Brasil, o WR-V também deixará de ser feito. O crossover continua à venda em países como Chile, Colômbia e Uruguai. Com isso, a paralisação deverá atrasar o lançamento do novo HR-V 1.5 turbo flex.

O New HR-V, a princípio, seria lançado no primeiro trimestre de 2022, teve início de vendas apenas em agosto – nas versões mais baratas. Agora que tudo estava alinhado para o lançamento (em outubro) das versões topo de linha com motor turbo flex, a marca é pega pelo fantasma da escassez de chips. Questionada pelo Jornal do Carro sobre a situação, a Honda garante possuir unidades do HR-V turbo para showroom e test-drive. Entretanto, reconhece, em nota, que “a falta de semicondutores traz desafios ao lançamento do New HR-V”.


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