Diogo de Oliveira

28/05/2021 - 6 minutos de leitura. Atualizado: 29/05/2021 | 9:43

Onix, HB20, Duster, Renegade e Hilux estão entre os carros mais roubados em São Paulo

Jeep Compass, Volkswagen Tiguan e Audi Q3 são outros SUVs entre os modelos mais cobiçados pelos bandidos. Lista tem Fiorino

Carro mais vendido do país nos últimos anos, Chevrolet Onix também é um dos modelos mais roubados em São Paulo Crédito: Chevrolet/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Um levantamento feito desde 2019 pelo grupo Tracker, especialista em rastreamento, em parceria com a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), revela dados atuais sobre os índices de roubo e furto de carros no Estado de São Paulo. Entre janeiro e março de 2021, foram 5 mil roubos, além de 13 mil furtos de veículos, modalidade que vem crescendo na pandemia. Entre os modelos mais roubados, estão Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Jeep Renegade e Toyota Hilux.

Da mesma forma, a lista traz outros SUVs muito vendidos, como o Renault Duster e o Jeep Compass, além de modelos mais caros, como Audi Q3 e Volkswagen Tiguan. Já entre veículos comerciais, a popular Fiat Fiorino aparece como um dos favoritos dos bandidos, assim como o pequeno caminhão urbano Hyundai HR.

O boletim também aponta quais são os veículos mais furtados pelos ladrões. Ou seja, ocorrências em que os meliantes levam o carro do local sem uso de violência. A lista tem usados, como o Chevrolet Corsa, a carismática Volkswagen Kombi, e os SUVs Ford EcoSport e Hyundai Tucson. Já entre os modelos mais novos estão Fiat Mobi, HB20 (de novo), bem como Tiguan e Hilux, além da Fiorino e das picapes Chevrolet Montana e VW Saveiro.

Continua depois do anúncio

Hyundai/Divulgação

O relatório da Tracker-Fecap considera os boletins de ocorrência registrados na Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Ou seja, tem como base informações oficiais.

Cidades campeãs de roubos e furtos

As cinco cidades paulistas com maior ocorrência de roubos e furtos no primeiro trimestre de 2021 são as mesmas que aparecem nos números de 2020. A cidade de São Paulo é a campeã, seguida por Campinas, São Bernardo do Campo, Santo André e Guarulhos. A capital também lidera o ranking de furtos, com Santo André, Campinas, Guarulhos, Osasco e SBC.


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Bairros e locais de maior incidência

Os boletins de ocorrência analisados no estudo apontam, assim, que os bairros do Sacomã, Ipiranga, Jabaquara, São Mateus e Iguatemi são os que possuem maior número de registros de roubo na capital.

Há também a lista dos endereços mais perigosos nestes bairros. São eles: Avenida Almirante Delamare (Sacomã); Rua das Juntas Provisórias e adjacências (Ipiranga); Avenida Engenheiro Arruda Pereira (Jabaquara); Avenida Aricanduva (São Mateus); e Avenida Ragueb Chohfi (Iguatemi).


Já em relação aos furtos, São Mateus, São Lucas, Ipiranga, Itaquera e Vila Prudente são os cinco bairros, portanto, com maior incidência da capital. Os endereços mais perigosos são: Rua Ângelo de Cândia (São Mateus), Rua Costa Barros (São Lucas), Rua Agostinho Gomes (Ipiranga), Rua Antônio Gandini (Itaquera) e Rua Engenheiro Thomaz Magalhães (Vila Prudente).

129 mil furtos e 58 mil roubos desde 2019

O mesmo levantamento aponta o total de casos de roubo e furto de veículos no Estado desde 2019. Foram 58 mil modelos roubados entre janeiro de 2019 e março de 2021, bem como 129 mil furtos no mesmo período.


Segundo o coordenador do estudo, e professor do departamento de pesquisas em economia do crime da Fecap, Erivaldo Costa Vieira, “a diminuição de carros nas ruas reduziu, assim, a oferta/oportunidade para a indústria do crime”. Isso explica porque houve queda de 39,4% nos roubos, e de 29,8% nos furtos em 2020.

Para Vieira, a menor circulação de veículos reduziu o número de acidentes, o que fez cair a demanda por peças e acessórios, que é o, então, principal motivador econômico para o roubo de automóveis no Estado. Além da menor demanda nos desmanches, o professor lembra que houve queda da renda da população, e, assim, uma consequente redução no número de novos veículos nas vias do Estado.


Leia Mais


Notícias relacionadas

Notícias

RAM 1500 RHO é picape vitaminada com 548 cv ao estilo Ranger Raptor

Notícias

Omoda e Jaecoo, da Chery, começam a vender em agosto no País

Notícias

Honda WR-V híbrido flex 2025: como é a nova geração do SUV

Notícias

Caoa Filho revela Tiggo 9 no Salão de Pequim; veja as estreias

OFERTA EXCLUSIVA

Hyundai Creta Comfort Plus

Ver agora