Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

07/02/2024 - 4 minutos de leitura.

Onix Plus, Cronos, Virtus: os 10 sedãs mais vendidos de janeiro

Com modelos cobiçados no passado, segmento de sedãs vem minguando e hoje traz poucos exemplares com representatividade nas vendas

Chevrolet Onix Plus garante o primeiro lugar do pódio na categoria de sedãs mais vendidos Crédito: Chevrolet/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Se eles já foram queridinhos dos consumidores brasileiros no passado, atualmente os sedãs andam meio esquecidos. Fora os modelos compactos de maior volume, poucos exemplares se destacam na categoria. Entre os médios, então, segmento que já foi um dos disputados cerca de 20 anos atrás, hoje só tem o Toyota Corolla como representante de peso. 


Leia Mais


O Chevrolet Onix Plus é um dos poucos sedãs com boa representatividade. No ano passado, ficou em 5o lugar no ranking geral e liderou a categoria. Em 2024, abre janeiro também como o sedã mais vendido, mas apenas na 13a posição do ranking geral com 3.559 emplacamentos (-44,2%).

Na vice-liderança aparece o Fiat Cronos, que ainda leva o título de sedã mais barato do Brasil. O modelo, entretanto, não chegou em 3 mil unidades emplacadas no mês passado: foram 2.926 carros. Boa diferença sobre os 6.332 exemplares de dezembro, queda de quase 54%. Fechando o pódio, na 3a colocação, está o Volkswagen Virtus, o carro transformado em conversível para levar o presidente Lula. Assim como todo o mercado, também caiu, mas nem tanto, com 2.373 emplacamentos (-34,6%).

Continua depois do anúncio

Toyota/Divulgação

Sedãs médios estão sumindo

Uma das categorias mais cobiçadas entre 10 e 20 anos atrás era a de sedãs médios. Mas atualmente, assim como os hatches médios, o segmento vem minguando e só não deve sumir do mapa por conta do Toyota Corolla. Há anos o líder da categoria, o modelo tem uma aceitação muito boa no mercado brasileiro (e global, diga-se) e oferece tecnologias pioneiras, como ter sido o primeiro híbrido flex do mundo.

Dessa forma, o japonês ocupa a 4a posição entre os sedãs mais vendidos, com 2.142 emplacamentos. Além dele, apenas outro sedã médio entra no top 10: o Nissan Sentra, na 9a colocação, mas com apenas 308 unidades emplacadas.


Confira quais são os 10 sedãs mais vendidos de janeiro

Jornal do Carro também está no Instagram!

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

VW Tarok: flagra mostra mula da picape como sedã Virtus

Lançamentos

Novos Audi A4 e A5 Quattro desembarcam no Brasil; veja os preços

Notícias

Toyota Hilux abandona aerofólio em versões mais caras por problema na peça

Notícias

Novo Honda City surge camuflado em testes e chega em breve

OFERTA EXCLUSIVA

Hyundai Creta Limited Safety

Ver agora