Você está lendo...
Conheça o Virtus que a VW criou para Lula desfilar no ABC
Notícias

Conheça o Virtus que a VW criou para Lula desfilar no ABC

Durante visita à fábrica da montadora na última semana, presidente usou um Virtus conversível desenvolvido apenas para a ocasião

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

05 de fev, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Virtus Lula
Lula desfila na fábrica da Volkswagen em um Virtus conversível criado exclusivamente para a visita do presidente
Crédito:Palácio do Planalto/Divulgação

A Volkswagen criou um conceito usando o Virtus como base para se tornar o carro oficial da visita do presidente Lula à fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), na última sexta-feira (2). Na ocasião, a montadora fez o anúncio de um novo ciclo de investimento no Brasil. Dessa forma, o sedã virou um modelo conversível para que o político desfilasse pelo local cumprimentando os trabalhadores. 



Além de Lula, também esteve presente na cerimônia o vice-presidente Geraldo Alckmin. Ambos se encontraram com o CEO da marca na América Latina, o alemão Alexander Seitz, e o CEO da VW Brasil, Ciro Possobom. 

Virtus Cabrio
Volkswagen/Divulgação

Publicidade


Como é o Virtus Cabrio

O modelo exclusivo traz atributos das versões Highline e Exclusive. Pintado no belo tom Azul Biscay, o Virtus Cabrio tem ainda rodas de 18 polegadas com acabamento escurecido, além de interior com bancos, painel e apliques de porta na cor preta.

Já o motor é o conhecido 1.4 TSI de 150 cv tanto com etanol quanto com gasolina, que no sedã está disponível apenas na configuração Exclusive – as demais trazem o 1.0 TSI. Entretanto, o propulsor está disponível em outros modelos da marca, como Polo GTS, T-Cross e Taos, por exemplo. O câmbio é automático de seis marchas.

De acordo com a Volkswagen, cerca de 30 profissionais da área de Desenvolvimento do Produto tiveram seis semanas para entregar o veículo. “Tínhamos de proporcionar um bom espaço traseiro para os ocupantes, garantindo segurança e conforto para o propósito de uso do veículo. Também foi preciso garantir resistência e rigidez estrutural suficientemente boas. Tudo num período extremamente curto”, detalha Antonio Carnielli Jr., diretor de desenvolvimento técnico da VW.


Virtus Cabrio
Volkswagen/Divulgação

Sem teto

Não basta arrancar o teto do sedã para transformá-lo em um modelo conversível. É preciso muita técnica para manter a segurança e a estrutura do veículo. No caso do Virtus Cabrio, a Volks removeu o conjunto de teto com as colunas B e C e reforçou outros pontos do para alcançar uma boa rigidez. 

Além disso, o assoalho foi alongado para oferecer mais espaço para os ocupantes do banco traseiro, onde Lula e Alckmin desfilaram. Desse modo, até o tanque de combustível teve seu tamanho alterado para caber sob o carro.


A montadora ainda colocou no sedã novas peças de acabamento externo, como bancos e partes de fechamento de colunas e portas, por exemplo. Uma barra transversal na região da coluna B também foi acrescentada para dar apoio aos ocupantes traseiros ao ficarem de pé. Por fim, mudaram também alguns sistemas eletrônicos de gerenciamento do veículo.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.