Opala Stock Car
Arquivos Dana/Reprodução

Opala que superou 315 km/h mantém recorde de velocidade há 3 décadas

Chevrolet Opala de Stock Car guiado pelo piloto Fabio Sotto Mayor cravou o recorde nacional de velocidade em 1991, até hoje não superado

Por Rodrigo Tavares 22 de jun, 2024 · 4m de leitura.

Não é novidade para ninguém que o Chevrolet Opala é um ícone nacional, amado por uma legião de fãs Brasil afora. Além disso, o modelo ainda detém o recorde nacional de maior velocidade já atingida, de 303,157 km/h. O recorde, utilizando um Opala da categoria Stock Car, aconteceu em 15 de outubro de 1991, na rodovia BR-101, no município de Bertioga (SP).

O recorde foi realizado pelo piloto Fábio Sotto Mayor, sendo apurado com base na média de velocidade atingida nas tentativas previstas no regulamento internacional. Assim, a maior velocidade registrada foi superior aos 315 km/h, até hoje não superada no território nacional. O feito resultou no completo restauro do Opala de Stock Car, feito pela empresa Dana, como parte das comemorações dos seus 75 anos.

Arquivo Dana/Reprodução
Arquivo Dana/Reprodução

Segundo o piloto, o feito de superar a barreira dos 300 km/h com um modelo feito no Brasil continua surpreendente. Lançado no final dos anos 1960, o Opala responsável pelo recorde teve sua preparação feita por nomes como Camilo Christófaro Júnior e Silvio Longo. Numa época em que peças importadas começavam a chegar por aqui, por exemplo.

Trabalho de restauração do Opala exigiu até pneus importados

Assim, para restaurar o modelo, foi preciso outro Opala, semelhante ao usado por Sotto Mayor, enquadrado no regulamento da Stock Car da época, entre 1987 e 1993. Peças como as rodas de liga leve acabaram adquiridas com um colecionador, e os pneus, com medida R14, diferente do usado pela Stock (265/40 R16) vieram do exterior, no entanto. Hoje, a réplica é rica em detalhes, e conta com cardã e diferencial Dana 44, por exemplo.

Arquivo Dana/Reprodução
Arquivo Dana/Reprodução

“Esse recorde é famoso até hoje pela velocidade que alcançamos com o Opala. Sou mais reconhecido por este feito do que pelos meus títulos na Stock Car,” destacou Fábio. O Chevrolet Opala foi o primeiro veículo de passeio desenvolvido e fabricado pela General Motors no Brasil, junto de suas variações cupê, sedã e perua (Caravan), produzido entre 1968 a 1992.

Fonte: Secco Consultoria

O Jornal do Carro também está no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Como é acelerar o novo Ford Mustang GT Performance