Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

20/07/2022 - 7 minutos de leitura.

Os carros elétricos e híbridos mais vendidos do primeiro semestre de 2022

Veículos elétricos surpreendem e somam quase 30% das vendas totais de eletrificados no mês de junho, com 1.089 unidades emplacadas no País

XC40 foi o modelo elétrico mais vendido no 1° trimestre do ano Crédito: Vagner Aquino/Jornal do Carro

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Em mais um semestre de números recordes, os carros elétricos e híbridos continuam a crescer de forma expressiva no Brasil. Em 2022, os híbridos mantêm a liderança e puxam as vendas de veículos eletrificados no País. Entretanto, os elétricos puros a bateria (BEVs) também começam a mostrar sua força, embalados pelos muitos lançamentos. Foram tantas novidades que o ranking dos mais vendidos apresenta mudanças no primeiro semestre.

Enquanto o mercado de automóveis e comerciais leves a combustão emplacou 851.444 unidades de janeiro a junho deste ano, os eletrificados somaram 20.427 emplacamentos. Mas, apesar de modesto, o volume de elétricos e híbridos é 47% maior que no mesmo período de 2021, quando 13.899 unidades foram entregues. O líder é o Volvo XC40 Recharge.

Da mesma forma, nota-se a distância entre modelos a combustão e eletrificados. Afinal, enquanto os carros tradicionais somaram 165.470 unidades em junho, elétricos e híbridos venderam 4.073 exemplares no mês. Entretanto, a boa notícia é que os números não param de crescer, principalmente entre modelos puramente elétricos. Tanto é que já tem carro a bateria mais barato que SUV compacto, casos do Caoa Chery iCar e do Renault Kwid E-Tech.

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Nissan Leaf foi o elétrico mais vendido de 2021 no Brasil (Nissan/Divulgação)

BEVs

Para se ter ideia, em 2010, o total de carros elétricos alimentados por baterias (BEVs) emplacados no Brasil não passou de 10 unidades. Em constante crescimento, uma década depois (2020), passou para 801 emplacamentos. Agora, em 2022, só o mês de junho, foram 1.089 unidades vendidas. Desse modo, abocanhou 27% de participação.

Em 2020, esse tipo de modelo representava somente 4% do total de elétricos e híbridos vendidos no ano (19.745, à época). Em 2021, entretanto, o número pulou para 8% do total de 34.990. Contando o primeiro semestre de 2022, por fim, os BEVs já somam 16,6% do total de emplacamentos de eletrificados – 3.395 unidades entre janeiro e junho de 2022. Desse modo, hoje, o total da frota de BEVs no Brasil já soma 8.231 unidades.



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JAC/Divulgação

Tecnologias

Antes de listar os carros elétricos e híbridos mais vendidos, cabe explicar os tipos de tecnologia à venda no País. Por exemplo, os HEVs consistem em híbridos convencionais. Enquanto isso, os PHEVs são híbridos que podem ser recarregados em tomadas – daí o termo Plug-In Hybrid. Por fim, os BEVs são os elétricos alimentados por baterias.

Carros elétricos mais vendidos no 1º semestre:

Diogo de Oliveira/Estadão

Mais números

De acordo com a ABVE, associação dos veículos elétricos, com os números de junho, o total da frota nacional de leves eletrificados (HEV, PHEV e BEV) chega a 97.569 veículos, devendo passar de 100 mil nas próximas semanas. Assim, o Brasil baterá novo recorde, com mais de 40 mil eletrificados vendidos no ano. Portanto, 17% acima de 2021.

Dos 4.073 eletrificados entregues em junho, 3.591 foram automóveis (incluindo SUVs) e 482 comerciais leves. A dupla Toyota Corolla sedã e Corolla Cross, a princípio, (únicos veículos leves com tração elétrica feitos no Brasil) representaram 44% desse total, com 1.797 unidades. E cabe lembrar que junho de 2022 foi o segundo melhor mês da série histórica da ABVE (iniciada em 2012). Ficou atrás apenas de dezembro de 2021, com 4.545 emplacamentos.

A entidade afirma que muito se deve aos comerciais leves. Afinal, cada vez mais empresas adotam a “agenda ESG” (sigla, em inglês, de Environmental, Social and Corporate Governance). Assim, apoiam o transporte sustentável. Já tem até carro elétrico à venda exclusivamente para frotistas e motoristas de aplicativo, por exemplo.


Divulgação/Toyota

Mas, segundo o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, há outros motivos que aumentam a segurança dos compradores de veículos elétricos, apesar da alta carga de impostos e falta de incentivos. “Um deles é o aumento expressivo da infraestrutura de recarga pública e semipública no Brasil. Já há em torno de 1.500 eletropostos hoje nas principais cidades e rodovias, número que chegará a 3.000 pontos até o fim do ano, e a 10.000 em três anos”.

Carros híbridos mais vendidos do primeiro semestre:

Fontes: ABVE/Renavam/Anfavea/Abeifa


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