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Os dez mais importantes leilões da história
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Os dez mais importantes leilões da história

Site norte-americano elabora lista dos mais importantes eventos já realizados no mundo

19 de dez, 2013 · 7 minutos de leitura.

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 Os dez mais importantes leilões da história

O site norte-americano Autoblog elaborou uma lista com os dez mais importantes leilões de carros da história. Talvez por ter sido feito por uma página online dos Estados Unidos, o ranking é dominado por eventos realizados naquele país.

A lista tomou como critérios importância dos carros leiloados e valores arrecadados no evento. Os momentos históricas em que eles concorreram também foram levados em consideração.

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CONFIRA A LISTA DOS DEZ MELHORES

1º Monterey, Califórnia – 2013

No evento promovido pela RM Auctions foi vendido o carro de rua mais caro de todos os tempos. Este modelo é um exemplar 1967 da Ferrari 275 GTB/4 NART Spider, que recebeu lance máximo de US$ 27,5 milhões (quase R$ 65 milhões);


2º Londres, Inglaterra – 2013

Embora a Ferrari seja o carro de rua mais caro da história, o recorde absoluto foi batido por um modelo de corrida. Trata-se do Mercedes-Benz W196 Grand Prix de 1954 pilotado pelo pentacampeão de Fórmula 1 Juan Manuel Fangio. O valor? US$ 29,6 milhões, ou R$ 69 milhões. O leilão foi organizado pela Bonhams.

3º Blair, Nebraska – 2013


O leilão recebeu grande atenção da mídia por sua história: um revendedor Chevrolet que teve sua concessionária fechada deixou para trás, na pequena cidade americana, os modelos que não conseguiu vender. Estes cerca de 500 carros em variados estados de conservação, a maioria da Chevrolet, foram leiloados.

4º Scottsdale, Arizona – 2007

Pouco antes da explosão da grande crise financeira norte-americana, este foi o leilão que registrou maior arrecadação total na história dos EUA, com US$ 112 milhões – cerca de R$ 260 milhões. Até hoje o recorde não foi superado. O que mais se aproximou foi a edição 2009 na mesma Scottsdale, com US$ 109 milhões. O evento foi promovido pelo casa Barrett-Jackson.


5º Madison, Georgia – 2013

Neste evento, foi leiloado o acervo do Bruce Weiner’s Microcar Museum, que detinha a maior coleção de subcompactos do mundo. Os destaques foram modelos das décadas de 40 e 60 e um hot wheel com motor Chevrolet de 730 cv. O leilão foi promovido pela RM Auctions.

6º Pebble Beach, Califórnia – 2004


Foi o evento que marcou a transferência da organização do mais tradicional leilão de clássicos dos EUA, realizado durante o Pebble Beach Concours d’Elegance, da parceria formada entre RM e Christies para a Gooding and Company, fundada por David Gooding. Em 2014, a casa de leilões celebrará 10 anos à frente do evento.

7º Monterey, Califórnia – 1991

Foi o leilão que marcou a grande crise do mercado de coleções de clássicos nos Estados Unidos. Este setor levaria 15 anos para se recuperar. O evento foi promovido pela Rick Cole, que era a grande casa da costa oeste americana nos anos 80. Porém, naquele ano as especulações, que estavam elevando a níveis irreais os preços dos modelos clássicos, acabaram sufocando o mercado, levando à falência de muitos colecionadores e casas especializadas nesses veículos – e consequentemente, ao fracasso do evento.


8º Reno, Nevada – 1984

O evento organizado pela Kruse International foi um dos que marcou a venda da coleção de 1.500 carros de William F. Harrah. O empresário, proprietário de hotel-cassino, é considerado um dos maiores colecionadores da história dos EUA. Porém, quando ele faleceu, em 1978, a rede Holiday Inn comprou seu hotel e, junto com ele, seu acervo de veículos, que decidiu leiloar. Porém, alguns desses modelos foram mantidos e hoje fazem parte do Museu Internacional do Automóvel de Reno.

9º Filadélfia, Pensilvânia – 2012


Foi o primeiro leilão de carros não restaurados dos Estados Unidos. Foi promovido pela Bonhams;

10º Gainesville, Geórgia – 2010

Trata-se do leilão de uma coleção de 55 “muscle cars” e clássicos dos anos 50 que pertenceu a Milton Robson. O acervo foi criado durante 25 anos. O evento arrecadou US$ 10 milhões (cerca de R$ 23,5 milhões) e teve como destaques um Chevrolet Camaro ZL1 1969 e um Pontiac GTO Judge Ram-Air IV do mesmo ano.


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