RAFAELA BORGES
Este ano haverá grande renovação dos hatches médios vendidos no País e pode ser considerado a fase de transição entre o arcaico e o moderno no segmento. São três as novidades confirmadas e duas possibilidades.
O primeiro da safra é o Peugeot 308, que chega às lojas neste mês. Em março virá o Chevrolet Cruze (foto), substituto do Vectra GT, que saiu de linha. Caminhões “cegonha” com o carro foram flagradas na capital, o que indica que a distribuição já começou.
Publicidade
Outro confirmado é a segunda geração do Hyundai i30. Sua chegada, que estava prevista para o segundo trimestre, atrasou. As vendas começam no terceiro trimestre, um pouco antes do Salão do Automóvel de São Paulo, que ocorrerá em outubro.
Também podem vir neste ano as novas gerações de Focus e C4. O mais provável é que, tanto o Ford quanto o Citroën sejam mostrados no salão paulista e lançados no início de 2013.
Em termos de modernidade, em geral os hatches médios não têm acompanhado os sedãs – as renovações são esporádicas. Em 2008 veio o Focus atual e, logo depois, o então inédito i30. Já o Fiat Bravo é de 2010.
Enquanto isso, há boas novidades entre os três-volumes disponíveis no País. As mais recentes são Chevrolet Cruze, Hyundai Elantra e Honda Civic.
Com várias estreia simultâneas, os hatches prometem, finalmente, elevar o nível. Medida necessária, já que a defasagem do segmento começa a pesar. O ranking de vendas comprova.
Os dois primeiros colocados são justamente os mais modernos: Focus e i30. Resta saber o que acontecerá com o “jurássico” VW Golf, que passa a ser o mais arcaico da categoria.