Na próxima semana, a Peugeot vai lançar no Brasil uma versão de entrada inédita do 208. O modelo será equipado com o motor 1.0 flex da Fiat, com quem a marca francesa divide espaço no grupo Stellantis. Mas, além do novo conjunto mecânico, o hatch irá ganhar uma tela multimídia de 10 polegadas, que estreou recentemente na Argentina.
Ela vem substituir a antiga tela de 7 polegadas, já desatualizada. Por isso, a nova central virá com funções adicionais. Terá, por exemplo, conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, haverá botões fixos nas laterais com as seções mais usadas e o volume. Vale dizer que a tela é a mesma do novo Citroën C3, que chegará às lojas nas próximas semanas. Ela tem comando de voz na central, e o 208 também deverá ter este recurso.
Entretanto, a nova versão do Peugeot 208 para o mercado brasileiro será diferente do modelo da Argentina em alguns pontos. No país vizinho, a opção se chama “Style” e é anunciada como série especial, com proposta de design mais moderna e esportiva. De acordo com a marca, serão cerca de 1.500 unidades fabricadas.
Motor novo
Com o intuito de intensificar as vendas no Brasil, a Peugeot vem preparando o lançamento do 208 com motor 1.0 três cilindros flex Firefly e câmbio manual. Trata-se do mesmo conjunto mecânico do Fiat Argo em suas versões de entrada. Com a novidade, a francesa espera aumentar de forma expressiva o volume de vendas do hatch compacto, que está disponível hoje somente com o motor 1.6 flex – e na versão 100% elétrica e-208 GT.
O mesmo conjunto 1.0 Firefly, a princípio, equipará o novo Citroën C3. O hatch com estilo de SUV já está em produção na fábrica da marca em Porto Real (RJ) desde o fim de março. O lançamento estava previsto para abril, mas atrasou.
De volta ao motor 1.0 Firefly, a ideia é que a Peugeot faça a calibração para o 208. Nesse sentido, a potência máxima de 75 cv, entregue no Argo, deve ser um pouco maior. Entretanto, o câmbio será o mesmo manual de 5 marchas. Assim, será mais barato que os R$ 74.990 cobrados atualmente na versão Like Essencial 1.6 flex.
E o motor 1.0 turbo?
Além da versão de entrada, existe a expectativa de a Peugeot disponibilizar também o motor 1.0 turbo flex da Stellantis, disponível, por enquanto, apenas no SUV Fiat Pulse. Ele gera até 130 cv com etanol e um torque de 20,4 mkgf com ambos os combustíveis, e vem acoplado ao câmbio automático CVT que simula sete marchas.