A Peugeot vive um novo e importante momento com a Stellantis. Prova disso é que desde que entrou para o grupo, vem conquistando números significativos no mercado brasileiro. Pois agora, a marca do leão prepara importantes lançamentos no País. Além da nova geração do 2008, a montadora deve apresentar em breve as versões híbridas do SUV compacto, bem como do hatch 208. Ambas estão previstas para estrear ainda em 2024.
Até o momento, a Peugeot não confirmou os lançamentos. Entretanto, ao portal Automotive Business, o vice-presidente da marca, Felipe Daemon, disse que “2023 e 2024, em conjunto, serão os grandes anos da marca Peugeot”. Seja como for, caso se concretize, o 2008 e o 208 devem contar com um conjunto híbrido-leve sobre o capô.
Portanto, após ganhar o tão esperado motor 1.0 turbo da Stellantis, o Peugeot 208 ganhará uma configuração híbrida-leve no portfólio. Aliás, com a entrada da nova motorização, espera-se também um visual renovado. Ou seja, acompanhando o facelift que o modelo recebeu na Europa. Além disso, o hatch também deve melhorar em termos de desempenho.
Segunda geração do Peugeot 2008 chega em breve
Seja como for, a expectativa é de que a nova geração do SUV 2008 chegue antes ao mercado brasileiro. Afinal, por aqui, a atual geração estreou em 2013 e desde então não mudou. Ou seja, há exatamente uma década. Já no exterior, o novo modelo já circula desde 2019. Entretanto, como noticiado pelo Jornal do Carro, a produção da segunda geração do SUV passará da fábrica de Porto Real (RJ) para a planta de El Palomar, na Argentina. Ou seja, ao lado do irmão 208.
Quando o assunto é conjunto mecânico, as grandes apostas para o novo Peugeot 2008 incluem os motores 1.0 turbo e 1.3 turbo, já presentes em outros modelos da Stellantis. Entretanto, até o momento, não há mais detalhes sobre o conjunto híbrido-leve. Em termos de design, assim como vai acontecer com o irmão 208, espera-se a mesma reestilização do mercado europeu.
Novo SUV de entrada nos planos?
Por fim, há uma forte especulação de que a Peugeot também prepara um inédito SUV de entrada para o Brasil. O modelo, que ficará abaixo do 2008, também será feito sobre a plataforma modular. Ou seja, mesma base, por exemplo, do Citroën C3. Assim, a principal aposta é de que seja o inédito 1008. Internamente, o modelo é chamado de Projeto 44 e é um SUV compacto com cerca de 4,15 metros de comprimento. A produção, inclusive, deve acontecer na fábrica de Porto Real (RJ). Afinal, abrirá um espaço após a saída da atual geração do 2008.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!