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Volvo terá mais de 100 pontos de recarga de carros elétricos no Brasil; veja onde  
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Volvo terá mais de 100 pontos de recarga de carros elétricos no Brasil; veja onde  

Eletropostos de recarga da sueca Volvo chegarão a 101 unidades espalhadas pelo Brasil, graças aos novos investimentos e parcerias feitos pela marca

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

21 de set, 2023 · 6 minutos de leitura.

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Eletropostos da Volvo chegarão à 101 unidades graças aos investimentos
Crédito:Volvo/Divulgação

A Volvo vai investir R$ 50 milhões para ampliar a infraestrutura de carregamento de carros elétricos no Brasil. Como resultado, a marca informa que serão implantados mais 73 novos eletropostos, totalizando 101 estações. Conforme a marca, com isso sua rede de recarga passa a atender todas as regiões do País. Vale lembrar que os pontos de recarga também servem a usuários com carros de outras marcas.

Desde então, já foram inaugurados postos de carregamento no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e também em Minas Gerais. Além disso, outros 18 postos novos também estão em fase de implantação. O custo total da empreitada chega a R$ 70 milhões, conforme a empresa.



Os eletropostos permitirão o acesso ao usuário a carregadores de corrente contínua (DC). Bem como de corrente alternada (AC), seja para veículos híbridos ou totalmente elétricos, por exemplo. No entanto, uma vez abertos, os postos vão atender todas as regiões do Brasil, segundo a empresa. 

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Os carregadores do tipo DC de carga rápida entregam até 150KW/h, com uso exclusivo para modelos elétricos, por exemplo. Assim, ao todo, já são 10 equipamentos instalados em rodovias do País. Entretanto, já os carregadores tipo AC, têm plugue Tipo 2 e fornecem capacidade de até 22KW/h, tanto para veículos híbridos quanto para os totalmente elétricos. São mais de 1.000 em diferentes localidades, por exemplo.

Eletropostos da Volvo são fruto de parcerias

Eletroposto Volvo Porto Ferreira (Volvo/Divulgação)

Assim, a expansão dos eletropostos visa atender o mercado de elétricos, em franca expansão no País. Contudo, a marca aposta em parceiros para dar continuidade ao projeto, tais como WEG, Enel X, Vibra e agora o Carrefour Property, este último permitindo a instalação de postos nos mercados Carrefour e Sam’s Club. 


Segundo Marcelo Godoy, diretor da Volvo Car América Latina, com isso a marca “reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e redução das emissões de carbono”. De acordo com ele, a eletrificação é o caminho “para um amanhã mais sustentável”.

Para conhecer onde estão os atuais eletropostos, bem como solicitar um para seu estabelecimento, a marca sueca conta com o hotsite Eletropostos Volvo Cars, clicando neste link. Por fim, abaixo, você confere onde estão localizados os postos de carregamento já em funcionamento.

Eletropostos rápidos Volvo já instalados:

CAJATI (SP): Rod. Régis Bittencourt, Km 500 – Sentido Sul, 11950-000 Posto Ongarato (liga São Paulo à Curitiba – Paraná)


SÃO SEBASTIÃO (SP):  Rod. Dr. Manoel Hipólito Do Rêgo, 2501 – Praia Do Arrastão, São Sebastião – Sp, 11605-136 – Autoposto Igararece, próximo à Marina. (Liga a capital paulista ao Litoral Norte do estado, por exemplo)

AVARÉ (SP):  Rod. Pres. Castello Branco, km 247, 18705-050 – Posto Bizungão. (Possibilita viagens da capital ao noroeste do estado de SP)

PORTO FERREIRA (SP): Av. João Martins Da Silveira Sobrinho, 2101, 13660-000 – Posto 6 (próximo a Rodovia Anhanguera, liga São Paulo à região de Ribeirão Preto)


BOTUCATU (SP): R. Emílio Cani, 981 – Vila Santa Therezinha De Menino Jesus, 18606-730 – Posto Orbi (próximo à Rodovia Marechal Rondon)

SÃO GONÇALO DO SAPUCAÍ (MG):  BR-381 Fernão Dias, 746, 37490-000 –

Posto Caxuxa (Liga São Paulo à Belo Horizonte, em Minas Gerais)


PERDÕES (MG): BR-381, km 677, MG, 37260-000 – Posto Crossville (Liga São Paulo à Belo Horizonte, em Minas Gerais)

ITAJAÍ (SC): R. José Testoni, 1 – Dom Bosco, 88307-098 – Posto Universitário Rede Galo (próximo à Rodovia Governardor Mário Covas)

BARRA MANSA (RJ): Rod. Pres. Dutra, Km 275 – 27338-000 – Posto Metano (liga São Paulo ao Rio de Janeiro, RJ)


IMBAÚ (PR): BR 376, km 394 Rua Charqueada, 84250-000 – Lanchonete Soledad 2 (Liga Curitiba à cidade de Londrina).

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Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”