Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

07/03/2022 - 7 minutos de leitura.

Picape Hyundai Santa Cruz aparece em flagra no Brasil. Será que vem?

Sem confirmação de estreia no Brasil, Hyundai Santa Cruz é flagrada ao lado da Ford Maverick em MG; picape pode estar passando por testes

Picape Hyundai Santa Cruz é flagrada no Brasil e tem chances de chegar ao mercado nacional Crédito: Reprodução/@bfmsoficial

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

No fim de 2016, a Hyundai mostrou no Salão do Automóvel de São Paulo um conceito da picape Creta STC. Na ocasião, foi tido como certo que a marca sul-coreana entraria na disputa com a Fiat Toro, que estrou no Brasil no início daquele ano. Pois bem, mais de cinco anos depois, surge o primeiro flagra de uma picape da marca em solo brasileiro.

Na imagem publicada pelo perfil BF//MF, no Instagram, a novíssima Hyundai Santa Cruz, lançada há apenas sete meses nos Estados Unidos, aparece sobre um caminhão cegonha. A unidade aparentemente é da versão topo de linha, com pintura bege. Não há indicações concretas de que o modelo esteja em testes no País. Entretanto, curiosamente, também aparece sobre o caminhão a recém-lançada Ford Maverick, que desembarcou importada do México em fevereiro.

Continua depois do anúncio

De acordo com as informações, as duas picapes foram vistas na região de Pouso Alegre (MG). Estariam a caminho da fábrica da Fiat em Betim para testes locais? Por ora, trata-se apenas de um flagra sem grandes revelações. Mas, a venda da Santa Cruz por aqui não é uma surpresa. Afinal, a Hyundai está de olho no segmento de picapes faz tempo.

Reprodução/@bfmsoficial

E aí, vem?

O fato é que, com a chegada da rival Ford Maverick, cresce a possibilidade de a Hyundai oferecer a Santa Cruz no mercado nacional. A dúvida é quem ficará a cargo da produção. Sabe-se que a capacidade da fábrica da HMB em Piracicaba (SP) está no limite após o lançamento da nova geração do SUV Creta. Por outro lado, em Anápolis (GO), na unidade que pertence à Caoa, o ix35 acaba de sair de linha, e o New Tucson está por um triz.


Aqui, é importante lembrar, ainda, que a Santa Cruz usa a mesma base da nova geração do SUV médio, lançada no ano passado. Ou seja, poderia então a Caoa montar a Santa Cruz e o novo Toucson em solo goiano. Porém, é esperar para ver.

Picape para novo segmento

Hyundai/Divulgação

A Hyundai chama a Santa Cruz de SAV (veículo esportivo aventureiro), num trocadilho com SUV (veículo utilitário esportivo). E quer explorar essa mistura de estilos. Dessa forma, a ideia da fabricante sul-coreana é exatamente a mesma da Fiat ao lançar a Toro no Brasil: ter um SUV compacto com caçamba e boa capacidade de carga.


No caso da Santa Cruz, entretanto, só o porte é similar ao da Toro. A nova picape tem 4,97 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,69 m de altura e 3 metros de entre eixos. Desse modo, a cabine tem espaço para cinco passageiros com mais conforto e tecnologia. Inclusive, a picape média da Hyundai é mais comprida que a Maverick (4,95 m). Já a caçamba tem sistema que permite uma extensão do assoalho. E capacidade de reboque chega as 2,2 toneladas.

Segundo o presidente e CEO da Hyundai North America, Jose Muñoz, a Santa Cruz ”atende às necessidades cotidianas de seus compradores que querem aventura, enquanto os motores potentes e eficientes, e a excelente capacidade de manobra garantem prazer em ambientes urbanos ou off-road”.

Hyundai/Divulgação

Motorizações

No mercado norte-americano, a Santa Cruz é vendida em quatro versões de acabamento e duas motorizações, além de opção com tração integral HTRAC. Sendo assim, a Hyundai oferece duas opções de motorizações a gasolina. Uma é o quatro -cilindros Smartstream 2.5 GDI, com injeção direta, que gera cerca de 192 cv de potência e 24,8 mkgf de torque máximo.


Leia Mais


Já a versão turbo 2.5 T-GDI, que equipa as versões mais caras, surpreende ao entregar até 278 cv e 42,7 mkgf, ou seja, potência superior a entregue até por picapes médias, como Toyota Hilux, Ranger e Volkswagen Amarok. Assim, ambas podem receber a tração integral.

Nas versões de entrada, o câmbio é automático de oito marchas. Nas mais caras, a Hyundai usa o câmbio automatizado de dupla embreagem, também de oito marchas. Nos EUA, a picape média parte do valor de US$ 23.990. Ou seja, R$121.456 na conversão atual.


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Chery confirma picape média global para brigar com Hilux e Ranger

Notícias

Carros da BYD custam o dobro do preço cobrado na China; confira

Notícias

Novo Renault Duster estreia com conjunto híbrido que virá ao Brasil

Lançamentos

Rampage Laramie Night Edition estreia na Agrishow; veja o preço

OFERTA EXCLUSIVA

Hyundai Creta Action

Ver agora