Que tal ter uma picape a diesel enorme e equipada o bastante para rebocar quase 8 toneladas? Esse é o principal predicado da heavy duty RAM 2500 Rodeo, que chega ao Brasil com um lote limitado a 100 unidades. Entretanto, todos os modelos já estão vendidos ao preço de R$ 438 mil — ou R$ 452 mil em São Paulo, por causa do ICMS maior.
A marca do grupo Stellantis agora estuda trazer um novo lote. O valor é R$ 10 mil acima do cobrado pela RAM 2500 Laramie — que serve de base à Rodeo. No site da marca, a nova opção aparece, na verdade, como um pacote opcional. Nos EUA, onde a ideia surgiu em 2018, a versão é diferente, é feita sobre a configuração Longhorn, indisponível por aqui.
Maior picape à venda no país
Como o sobrenome aponta, a série especial da RAM 2500 terá predicados para atrair quem lida com o transporte de trailers pesados e animais de grande porte, como cavalos, mas quer fazer tudo com bastante luxo.
O visual distinto tem rodas de liga leve de 18 polegadas exclusivas, para-choques com ganchos na cor prata brilhante, grade exclusiva cromada, bem como sete frisos horizontalizados, cinco luzes especiais na testeira da cabine e estribos laterais mais longos. Há ainda o emblema inspirado nas fivelas entregues aos campeões de rodeios e festas do peão de boiadeiro.
Aliás, os 100 primeiros compradores receberão como mimo uma fivela com o escudo da RAM.
Também há extras no interior da cabine. O console dianteiro central, por exemplo, dá lugar a um assento extra — que pode ser rebatido, dando acesso ao porta-objetos. Assim, a capacidade sobe para seis pessoas. Central multimídia com tela de toque de 12 polegadas, câmera 360°, câmera de caçamba e sistema de som premium com nove alto-falantes e subwoofer seguem a linha padrão na picape.
As cores disponíveis são: marrom Walnut (metálica), branco Pérola e preto Diamond (perolizadas). Já o interior é sempre em marrom e bege.
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Principal mudança, porém, está na caçamba, que tem trabalho especial de ancoragem para poder puxar reboques do tipo quinta roda, com até 7,8 toneladas. Há cinco furos com proteção no piso do espaço de carga, no lugar das gavetas laterais, bem como um central para engate do “pescoço de ganso”.
Há ainda tomada 115 Volts e saídas de quatro e sete pinos para alimentação do trailer. Com isso, a caçamba é maior: volume de 1.628 litros, 402 l acima do padrão. Ou seja, é a maior entre todas as picapes cabine dupla no Brasil.
CNH de caminhoneiro
Toda massa extra da RAM 2500 é “puxada” pelo mesmo motorzão Cummins turbo diesel I6 (seis-cilindros em linha), de 6,7 litros. É o mesmo motor da 2500 tradicional. São 365 cavalos de potência e um torque de 110,7 kgfm, que garante a credencial de picape com o maior torque do mercado, assim como a segunda mais potente — a “irmã” RAM 1500 Rebel tem 400 cv.
Com câmbio automático de seis marchas da Aisin, tem ainda tração 4×4 com reduzida. Ou seja, para pilotar a picapona da RAM, o PBT elevado requer CNH de caminhão (categoria D).
Versão Rodeo dura 48 horas
Ainda que cada entrega da RAM 2500 Laramie, de R$ 427.990, leve 180 dias para ser feita, segundo aviso no site oficial, a Rodeo “não deve tardar a chegar”. É o que dizem fontes ligadas à marca, por conta da forma especial de venda.
Essa negociação teria sido feita em apenas 10 horas, na terça-feira 25, através de contatos via os 50 concessionários da rede, segundo apontou a empresa. A data marcou o “Dia do Trabalhador Rural”.
De acordo com a RAM, as vendas da 2500 no primeiro quarto de 2021 já somam mais 13,6% de na comparação com o mesmo período de 2020. Segundo dados oficiais da Fenabrave, a federação das concessionárias, a marca de picapes emplacou 510 unidades de janeiro a abril.
Com os modelos 1500 e 2500 e suas séries, além de novos produtos que virão em breve, o objetivo da RAM é crescer até 70% na América do Sul. A montadora inclusive planeja fazer uma nova picape na fábrica da Stellantis em Goiana (PE), ao lado de Compass, Renegade e Toro.
Plano de revisão anual
A série 2500 na linha 2021 tem planos de revisão anuais (antes eram a cada seis meses) ou a cada 24 mil km, o que ocorrer primeiro. Os preços são os seguintes (sujeitos a alterações):
- 12 meses ou 24 mil km: R$ 2.118
- 24 meses ou 48 mil km: R$ 2.932
- 36 meses ou 72 mil km: R$ 2.523