O mercado de picapes está com força total. Vendas em alta e a chegada de novos modelos fizeram o segmento crescer e, assim, ganhar a atenção até mesmo de quem nunca pensou em colocar uma picape na garagem. A Chevrolet Montana, por exemplo, conforme contamos no Jornal do Carro, surpreendeu a própria marca ao fisgar clientes dentro de casa. Afinal, compradores do SUV Tracker estão optando pelo novo modelo com caçamba.
Mas o fato é que nem todo mundo pode pagar os R$ 121.790 pedidos pela GM para quem optar pela versão de entrada da Montana. Nesta mesma faixa, que ronda os R$ 100 mil, estão outras picapes 0-km, como Fiat Strada, Volkswagen Saveiro e cia. E a lista dos modelos que chegarão ao Brasil em breve custam ainda mais. Têm, por exemplo, a inédita Fiat Titano, feita no Uruguai sobre a Peugeot Landtrek, a Chevrolet Silverado e por aí vai…
Para ajudar quem deseja comprar uma picape, mas está com o orçamento apertado para comprar um modelo 0-km, o Jornal do Carro traz a seguir cinco picapes seminovas e usadas que custam abaixo de R$ 50 mil. Confira abaixo:
1 – Fiat Strada Hard Working 1.4 (2018) – R$ 49 mil
Um dos carros mais vendidos do País faz sucesso na antiga geração. Ainda com estrutura e dianteira do finado Palio, a Strada Hard Working tem foco no trabalho. Por isso, tem cabine simples, motor 1.4 flex e câmbio manual de cinco marchas. Um modelo 2018 ou 2019 custa cerca de R$ 49 mil em uma rápida busca na internet. Na lista de equipamentos, conta com ar-condicionado, computador de bordo, rádio simples, bem como travas e vidros com acionamento elétrico. Na caçamba, cabem 1.220 litros, de acordo com a ficha técnica da Fiat.
2 – Volkswagen Saveiro Robust CS 1.6 (2019) – R$ 49 mil
A Volkswagen Saveiro está em produção há décadas no Brasil. A picape é atualmente o último produto sobrevivente da plataforma PQ24 – já que Gol e Voyage deixaram o mercado. Assim, tem estilos e versões para todos os gostos (e bolsos). Portanto, quem não liga em ter na garagem um modelo de segunda mão, a Saveiro Robust (que, 0-km, tem tabela de 94.490) pode ser encontrada por R$ 49 mil. O modelo é voltado ao trabalho, tem cabine simples, motor 1.6 8V flex e câmbio manual de cinco marchas.
Nesta mesma faixa, há também a Saveiro Trendline, que tem como destaque os para-choques na mesma cor da carroceria, bem como rodas de liga leve no lugar das calotas. Na lista de série, traz vidros e travas com acionamento elétrico e direção hidráulica.
3 – Chevrolet Montana LS 1.4 (2020) – R$ 49 mil
Na geração anterior, a Chevrolet Montana tinha base de Agile. Embora isso renda apelidos maldosos, a picape ficou mais de uma década em linha antes de dar lugar à atual nova geração. No mercado de usados, dá para encontrar a versão LS, de 2020, por cerca de R$ 49 mil. Com propulsor 1.4 flex de 99 cv e câmbio manual de cinco marchas, a picape pode ser encontrada em bom estado de conservação – já que muitos donos não utilizavam o modelo para o trabalho pesado. Na lista de itens, há ar-condicionado, travas elétricas e direção hidráulica.
4 – Mitsubishi L200 GL 2.5 (2010) – R$ 50 mil
A Mitsubishi L200 completou recentemente 25 anos de produção nacional. No mercado de usados, dá para encontrar modelos de 2010 com cerca de 200 mil km rodados. Em síntese, robustez e boa lista de equipamentos são pontos fortes. Há itens como banco do motorista com regulagem de altura, rodas de liga leve, tração 4×4, ar-condicionado e alarme, por exemplo. A picape média usa motor 2.5 turbodiesel de 8V e 121 cv de potência, e câmbio manual de cinco marchas.
5 – Toyota Hilux SR5 2.8 (2001) – R$ 50 mil
Se o sonho é ter uma Toyota Hilux, mas a grana é curta, o jeito é partir para um modelo com mais de 20 anos de uso. Há alguns poucos exemplares na internet por R$ 50 mil. Com medidas compactas (não muito longe de uma Fiat Toro) e câmbio manual de cinco marchas, a Hilux 2001 tem tração 4×4, ar-condicionado e até volante com regulagem de altura. A cabine é dupla, com espaço para cinco ocupantes. E a mecânica traz motor 2.8 de 8 válvulas a diesel.
Picapes usadas exigem cuidados extras
Se você está atrás de uma picape barato, cabe salientar que o preço não deve ser sua principal preocupação. Antes fechar negócio, investigue a procedência do veículo. Seminovo ou usado, sempre pode haver problemas. Afinal, os hábitos dos proprietários anteriores são desconhecidos. Portanto, mesmo se conhecer os antigos donos, tenha cautela.
O primeiro passo é verificar o veículo pessoalmente. O test-drive, por fim, é essencial. Caso possível, leve o veículo até um mecânico de confiança – ou leve o profissional consigo até a revenda ou o vendedor particular. E, caso estes não aceitem a verificação, desista da compra. Mais que isso, exija um laudo recente que ateste as boas condições.
Ademais, cheque o estado de conservação do carro, a documentação, bem como se o veículo já passou por alagamentos ou leilão, ou se teve “PT” (perda total). As numerações de motor e câmbio não devem ter adulteração. Portanto, atente-se. Uma checagem sobre custos com peças de reposição e manutenção também vale a pena.